Como limpar uma impressora [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Como limpar uma impressora [vídeo]

As impressoras, assim como tudo o que está relacionado a computadores, têm evoluído e muitas delas não precisam de manutenção pesada constantemente, deixando ao usuário a possibilidade de realizar a limpeza básica do aparelho. Manter uma impressora limpa é relativamente simples e o Tecmundo dá algumas dicas de como fazer isso sem muito trabalho.

Vale lembrar que as dicas aqui são básicas e informações mais aprofundadas sobre como limpar sua impressora devem ser verificadas no manual de instruções, no disco de instalação do equipamento ou ainda no site oficial da fabricante. O modelo usado neste tutorial é o HP Deskjet D1460.

Impressora limpa em ambiente limpo

O primeiro de todos os passos é manter sua impressora em um ambiente limpo. Quanto menos poeira estiver em torno dela, menos poeira estará dentro dela. É claro que sujeira é inevitável, mas manter o local limpo, assim como a parte externa do equipamento, passando um pano umedecido, não fará mal algum.

Além disso, uma opção a ser considerada é a utilização de uma capa para cobrir a impressora enquanto ela não está em uso. Você pode adquirir uma cobertura específica para seu modelo de impressora em lojas especializadas ou então improvisar com um pedaço de pano que tenha em casa.

Limpando a parte interna

Independente do modelo de impressora que você tem em casa, é possível manter limpa também a sua parte interna. Faça assim:

• Abra a tampa da impressora e examine os locais que apresentam sujeira;

• Remova os resíduos de papel e outros materiais com um pano ou usando um aspirador de pó apropriado para tal função;

• Se necessário, faça uso de hastes de algodão para limpar locais que o pano não alcança; e

• Lembre-se de não limpar a haste onde corre o carro de impressão, pois ela contém uma graxa que ajuda no deslize do dispositivo que imprime no papel.

Limpando o cartucho de tinta

Limpando os conectores

Ao abrir a tampa da sua impressora com ela ligada, o carro de impressão se moverá para o centro da máquina e você pode remover os cartuchos. Com eles em mãos, siga os passos abaixo:

• Importante: durante o processo, tome cuidado para não tocar os conectores do cartucho com os dedos. Se isso ocorrer, passe uma borracha branca sobre ele de maneira suave. Também não esfregue os conectores durante a limpeza;

• Com uma haste de algodão ou pano que não solte fiapos, limpe os contatos dos circuitos de cobre localizados na parte de trás do cartucho. A haste ou a flanela deve estar umedecida, pois se estiver seca, pode danificar os contatos; e

Limpeza do bico do cartucho

Depois dos conectores, agora é a vez do bico do cartucho. Para executar essa limpeza, é importante usar água destilada, filtrada ou mineral, pois a água da torneira pode conter impurezas. Coloque os cartuchos sobre uma folha de papel ou papel-toalha e faça o seguinte:

• Passe a haste de algodão umedecida em torno da placa presente no cartucho, nunca limpando a placa diretamente; e

• Ao final, mire o cartucho contra a luz para verificar se não ficou nenhum fiapo ou resíduo. Caso tenha sobrado algo, repita a operação até que o cartucho esteja realmente limpo.

• Por fim, limpe os contatos presentes no carro do cartucho, onde são encaixados os contatos do próprio cartucho. Faça isso também usando uma haste de algodão ou um pano.

. . . . .

Lembre-se de que casos mais graves de sujeira devem ser resolvidos por pessoas especializadas. Qualquer dúvida quanto a algum procedimento, entre em contato com a fabricante para saber como proceder.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.