Futurecraft: Adidas quer imprimir tênis feitos sob medida para você [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Futurecraft: Adidas quer imprimir tênis feitos sob medida para você [vídeo]

Você já pensou como seria bom não ter que testar uma infinidade de calçados na busca de uma opção confortável quando chegar a hora de trocar de tênis? Se isso parece bom, pense que uma nova proposta da Adidas quer ir além: no lugar de ter que descobrir se o calçado é confortável pela velha “tentativa e erro”, bastará entrar na loja, andar por alguns instantes em uma esteira e, logo depois, haverá um sapato feito especialmente para seu jeito de andar.

A ideia é parte da iniciativa Futurecraft 3D, uma tecnologia de impressão tridimensional feita pela Adidas, em parceria com a companhia Materialise, que tem como objetivo oferecer calçados com solas adaptadas cuidadosamente ao seu jeito de andar e às suas necessidades. Para tal, o sistema coleta dados de sua maneira de caminhar e, em seguida, cria uma sola que segue cada contorno e ponto de pressão de seu pé com precisão.

É claro que, de início, ter um tênis desse provavelmente significaria menos tempo gasto na prova do calçado, mas uma espera considerável até que sua fabricação esteja completa. Contudo, junte o Futurecraft a uma base de dados que guarde seu jeito de andar, e não é impossível pensar em um futuro em que você peça seu calçado sob medida e vá até a loja apenas para pegá-lo – ou mesmo, quem sabe, o receba em sua própria casa.

O futuro dos calçados

É preciso notar, porém, que o Futurecraft 3D ainda está em fase prototipal. Mesmo assim, isso não deixa de se mostrar algo promissor para a empresa, sendo esse considerado apenas o primeiro passo em toda a proposta.

“Nós usamos uma combinação única de processos e materiais de uma maneira completamente nova”, disse Eric Liedtke, membro do quadro executivo da Adidas. “Nossa sola impressa em 3D nos permite não apenas fazer um incrível calçado de corrida, mas também usar os dados de desempenho para criar experiências realmente únicas, de acordo com as necessidades de qualquer atleta”, continuou ele.

Já Paul Gaudio, diretor criativo da companhia, descreve o Futurecraft como uma “caixa de areia” para testar os limites do que é possível criar com a tecnologia atual – e trabalhar em inovações na área para acabar com cada uma dessas barreiras, obviamente. “Futurecraft é despojado – rápido, cru e real – essa é nossa abordagem para o design”, disse Gaudio.

No entanto, muitas informações ainda permanecem um mistério sobre o assunto: nada foi dito sobre possíveis custos de um calçado desses, nem que tipos de personalização seriam possíveis com essa tecnologia, por exemplo. Em compensação, a Adidas promete que terá mais anúncios grandes sobre a iniciativa do Futurecraft 3D nos próximos seis meses, então vamos ficar atentos e torcer para que a tecnologia realmente chegue ao mercado.

Em que outras áreas você acha que a impressão 3D pode facilitar a nossa vida? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.