Veja um console NES feito com impressora 3D e Raspberry Pi

1 min de leitura
Imagem de: Veja um console NES feito com impressora 3D e Raspberry Pi
Imagem: Thingiverse

Apesar de todos os consoles de última geração que proporcionam aos gamers uma experiência muito próxima da realidade, com gráficos incríveis e enredos supercomplexos, existem muitas pessoas que ainda preferem os video games antigos. Saudosistas dos consoles dos anos 80 e 90 fazem de tudo para reviver a sensação proporcionada pelos jogos daquela época, seja pagando uma fortuna em aparelhos originais ou reconstruindo a experiência através de emuladores.

O que ele fez, na verdade, é um “case” para o chip no formato de um mini NES.

Pois o usuário do site Thingiverse T. J. Owens, também conhecido como Ferreusveritas, criou uma pequena obra de arte usando uma impressora 3D e um minicomputador do tamanho de um cartão de crédito, o Raspbery Pi. O que ele fez, na verdade, é um “case” para o chip no formato de um mini NES, um dos consoles mais icônicos da história dos video games.

Faça você mesmo

Tudo começou quando Owens buscou réplicas de um NES para fazer um case personalizado, porém, nada do que encontrou o agradou suficientemente. Dessa forma, ele decidiu projetar e criar através de uma impressora 3D uma réplica em miniatura do aparelho da Nintendo de um tamanho que fosse capaz de armazenar o chip Raspberry Pi  tudo isso com botões de liga/desliga, reset e o LED vermelho totalmente funcionais.

Owens manteve todas as proporções do aparelho e o construiu o mais fiel possível ao original, usando medidas exatas das peças e diminuindo-as em escala. O resultado foi uma miniatura linda e funcional de um NES cuja CPU pode rodar um emulador do console ou exercer todas as outras funções das quais é capaz.

Para ter acesso ao projeto completo, acesse o Thingiverse neste link. Para ver mais projetos do usuário Ferreusveritas, acesse este site.

Qual é o próximo passo para as impressoras 3D? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.