Artista usa impressora 3D para criar obra de light painting

1 min de leitura
Imagem de: Artista usa impressora 3D para criar obra de light painting

As artes que utilizam a linguagem eletrônica como veículo de exposição estão cada vez mais criativas. Dessa vez, o artista Ekaggrat Singh Kalsi, especialista na técnica chama light painting – que consiste em criar desenhos ou formas de luz movimentando uma fonte luminosa diante de uma câmera de longa exposição –, decidiu usar uma impressora 3D com um LED RGB acoplado para desenhar figuras pré-programadas em pleno ar.

As formas geradas não podem ser vistas a olho nu, mas foram capturadas por uma câmera fotográfica Nikon D3100, conforme podemos ver no vídeo acima. Nele, o rosto de sua filha é escaneado e renderizado por um programa que repassa as informações para a impressora. O dispositivo, que normalmente é usado para criar objetos físicos, movimenta seu braço mecânico com a fonte luminosa criando a imagem que lembra um holograma.

Kalsi afirma que para realizar essa obra utilizou um script padrão Grasshopper 3D capaz de converter modelos tridimensionais em um Gcode que movimenta a cabeça de impressão com o LED. Mais obras desse artista podem ser encontradas em seu site oficial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.