Dubai receberá primeiro prédio comercial do mundo feito com impressora 3D

1 min de leitura
Imagem de: Dubai receberá primeiro prédio comercial do mundo feito com impressora 3D

Embora as impressoras 3D tenham nascido como aparelhos de pequeno porte feitos para criar protótipos modestos, parece que a tecnologia por trás desses gadgets evoluiu a um ritmo incrivelmente rápido.

Conforme noticiado pelo site 3DPrint, o Comitê Nacional de Inovação dos Emirados Árabes planeja construir um prédio comercial utilizando uma impressora 3D de seis metros de altura. A estrutura, diferente de outros projetos similares, não terá suas peças feitas em outro lugar e depois montadas: tudo será impresso diretamente no canteiro de obras.

Além da façanha de imprimir o edifício diretamente no lugar, os idealizadores esperam não só fazer a parte externa do prédio, mas também as paredes internas e o mobiliário básico. Depois que a impressora gigante parar, o imóvel deve ficar basicamente pronto.

Como é de se esperar, o material usado será altamente reforçado e não lembrará em nada o plástico frágil visto em impressoras menores. A estrutura será de concreto misturado com aço, e também será utilizado fibra plástica FRP e fibra de vidro GRG. Estima-se que o preço da obra poderá ser reduzido em até 80% e o tempo de construção em até 60%.

Uma vez terminado, o prédio poderá ser usado para diversas atividades comerciais. Ele também contará com uma exposição sobre a tecnologia de impressão 3D e será o maior projeto encabeçado pelo “Museum of the Future”, um museu que começou a ser feito no início deste ano utilizando a mesma tecnologia de impressão.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.