Arquiteto utiliza impressora 3D para fabricar maquetes de casas inteiras

1 min de leitura
Imagem de: Arquiteto utiliza impressora 3D para fabricar maquetes de casas inteiras
Imagem: 3D Systems

A tecnologia de impressão 3D ainda não chegou naquele tão sonhado ponto em que todas pessoas terão um modelo avançado em suas casas e poderão comprar qualquer tipo de produto e recebê-lo imediatamente para imprimir, mas ainda assim estamos avançando gradualmente nessa direção. Hoje, já se tornou comum que pequenas e médias empresas comprem modelos dessas máquinas para tornar seu cotidiano de trabalho mais prático e inovador.

É esse o caso da Eduardo Rodrigues Arquitetura, empresa que leva o nome de seu fundador e é sediada em Sorocaba (SP). O empresário costumava trabalhar com maquetes volumétricas para facilitar o entendimento por parte de seus clientes, mas essa tarefa acabava exigindo muito esforço e até mesmo certa vocação para artesanato, o que dificultava as coisas.

Buscando se atualizar, Rodrigues adquiriu em agosto do ano passado o modelo de impressora 3D CubeX Duo, que conta com dois cabeçotes. O equipamento tem a maior área de impressão da categoria e, segundo a fabricante 3D Systems, conta com uma velocidade no funcionamento até duas vezes superior à das máquinas semelhantes.

Aposta certeira

A CubeX Duo permite utilizar cores e materiais (plásticos ABS e PLA) diferentes para imprimir cada projeto. No total, são mais de 30 opções de matérias-primas, sendo possível obter até 4 mil combinações para colorir as criações. Utilizando o equipamento, Ribeiro passou a fazer a impressão de maquetes de casas inteiras. “Foi uma aposta que fiz para obter mais um diferencial no mercado e o resultado tem sido magnífico”, comenta.

Segundo Luiz Fernando Dompieri, diretor geral da 3D Systems Latin America, a empresa pretende difundir ainda mais as impressoras 3D. “Nossa intenção é justamente popularizar o equipamento e levá-lo para usuários finais e empresas de todos os tamanhos, sempre agregando valor e tecnologia a diversos setores do mercado”, conclui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.