TG Show: conheça a impressora 3D brasileira da Sigma Tic [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: TG Show: conheça a impressora 3D brasileira da Sigma Tic [vídeo]

Durante o Tudo Geek Show, evento realizado em Curitiba entre os dias 20 e 22 de março de 2015, tivemos a oportunidade de conversar com vários expositores e startups que estavam presentes. Um dos estandes que chamou a nossa atenção foi o da Sigma Tic, companhia que apresentou uma impressora 3D brasileira e para os empreendedores que querem se aventurar nesse negócio.

A empresa oferece uma vasta gama de serviços para o mercado, que são pensados para tornar a vida tecnológica de seus clientes mais simples e prática. Isso envolve treinamentos, manutenção e formatação de máquinas, cursos de design gráfico e, agora, a sua mais nova empreitada: impressoras 3D a um baixo custo.

Sigma Tic.

Melhor custo-benefício

De acordo com o diretor técnico da Sigma Tic, Pedro Chaves, essa é a melhor solução em custo-benefício e qualidade oferecida pelo mercado. O modelo distribuído é a Grabber i3, impressora da família RepRap que tem seu funcionamento a partir da extrusão de filamentos de ABS e PLA.

Fabricado no Brasil, esse modelo oferecido pela Sigma Tic pode ser dos consumidores por apenas R$ 3 mil – o que inclui a montagem e calibração do equipamento. Além disso, vale mencionar que a manutenção da impressora é baixa – ela própria produz algumas das peças que utiliza – e ela é compatível com qualquer software de modelagem 3D. A companhia também oferece suporte aos usuários pelo telefone, chat ou abertura de chamado pelo site.

Graber i3.

Curso de Blender 3D

Considerando que os softwares que podem ser utilizados são gratuitos e livres, a Sigma Tic está aproveitando a oportunidade para trazer a Curitiba um treinamento de Blender 3D, programa usado para modelagem 3D.

Esse software é um dos melhores em sua categoria, e o fato de ser de código aberto contribui para que ele sempre mantenha uma ótima performance. Além disso, ele é gratuito, o que ajuda a manter baixos os custos de operação.

Curso de Blender 3D.

O curso, que acontecerá na capital paranaense, será ministrado por um instrutor do Rio de Janeiro, dono da primeira escola de computação gráfica livre do país. Ele trabalha com modelagem 3D em Blender há mais de 15 anos e é palestrante na Campus Party há duas edições.

O foco do curso vai ser a modelagem para impressão 3D e vai ser separado em três módulos de 40 horas. O objetivo dessa separação é abranger todos os profissionais da área, tanto aqueles que não conhecem nada sobre o assunto, como aqueles que já trabalham com outras ferramentas do setor.

Impressora 3D Graber i3.

O objetivo principal do curso, que vai contar com turmas entre 15 e 20 alunos, não é ensinar a modelar em uma ferramenta livre, mas sim criar profissionais aptos a integrar o deficiente mercado de modelagem 3D no Brasil. A preferência pelo Blender dá-se por causa de seu poder e capacidade de criação, mas o estudante vai aprender técnicas de modelagem e não somente a utilização da ferramenta.

Ficou interessado nesse curso? A empresa ainda não confirmou quando ele começará, mas garante que assim que tiver alunos interessados o suficiente para compor uma turma, uma data será divulgada. Acesse o site da Sigma Tic para saber mais sobre a solução oferecida e o curso.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.