Estudantes criam tecnologia capaz de aprimorar a impressão 3D

1 min de leitura
Imagem de: Estudantes criam tecnologia capaz de aprimorar a impressão 3D

As impressoras 3D são simplesmente fantásticas, mas possuem uma pequena limitação que pode ser bastante incômoda para alguns usuários: em vários modelos, você não pode pausar a impressão de um objeto qualquer e retomá-la posteriormente, sob o risco do modelo ser materializado de forma incorreta (se ele se mover um centímetro que seja, a obra final já será afetada). Além disso, muitas impressoras tem o costume de apresentar erros periodicamente, fazendo com que o consumidor tenha que desistir do trabalho e recomeçar tudo do zero.

Pensando em uma forma simples e barata de resolver esses problemas, os estudantes Claudio V. Di Leo, Louise E. van den Heuvel e Sumant S. RaykarHave (todos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts) resolveram criar uma solução que anda fazendo bastante sucesso entre especialistas do segmento. Usando nada além de um laser e uma webcam, o trio desenvolveu um sistema capaz de rastrear o tempo todo as coordenadas, o tamanho e outras características físicas do modelo que estiver sendo impresso, compartilhando instantaneamente essas informações com o software da impressora 3D.

Dessa forma, caso a sessão de impressão apresente algum erro ou precise ser pausada por qualquer motivo (como trocar o filamento atual por outro de uma cor diferente), o processo pode ser retomado rapidamente e sem imperfeições, visto que a máquina terá uma indicação precisa de onde ela deve recomeçar a injetar o material. O componente desenvolvido pelos universitários é feito de peças simples e baratas, custando cerca de US$ 60 (pouco mais de R$ 135). Ele foi originalmente projetado para a impressora Solidoodle 3D, mas pode ser adaptado para o cabeçote de qualquer modelo.

Os estudantes afirmam que não têm vontade de transformar o sistema em um projeto comercial, mas possuem planos para criar uma versão mais estável e disponibilizá-la gratuitamente na licença open source.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.