Impressora 3D soluciona problema do Ketchup aguado

1 min de leitura
Imagem de: Impressora 3D soluciona problema do Ketchup aguado

A essa altura da vida, ninguém mais dúvida do poder das impressoras 3D, não é mesmo? Já vimos por aqui que é possível reconstruir um crânio humano a partir de um molde tridimensional, produzir novos medicamentos, fabricar um minifígado, montar um “saboroso” bacon infinito e até mesmo ajudar animaizinhos indefesos. Agora, essas máquinas chegaram a um novo patamar: resolver o problema do ketchup aguado.

Não estamos falando daquele produto de qualidade duvidosa, mas sim daquela leva aguada decorrente da primeira espremida no frasco de ketchup. Seja no pastel, na coxinha, na pizza ou no hambúrguer, a primeira borrifada de ketchup é sempre “rala e nojenta”. Pensando nisso, os alunos da North Liberty High School Jonathan Thompson e Tyler Richards desenvolveram uma solução bastante inteligente: uma nova tampa.

Os estudantes fazem parte do projeto “Lead the Way”, no qual mais de 5 mil escolas norte-americanas estão inclusas. Nele, os alunos testam seus conhecimentos e desenvolvem novas habilidades que envolvam ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O objetivo proposto pelos professores era simples: os estudantes deveriam encontrar uma solução para algo que afetasse diretamente suas vidas.

É decretado o fim do ketchup aguado

Após vasculhar toneladas de patentes e conduzir uma vasta pesquisa, Richards e Thompson desenvolveram cerca de 60 modelos de tampa possíveis. Posteriormente, eles optaram pelo design “cogumelo”. Esse por sua vez é baseado no copo de Pitágoras, o qual só pode ser preenchido até certa altura antes de derramar o conteúdo pelas bordas.

O protótipo, que foi feito utilizando uma impressora 3D, parece com uma tampa comum de um frasco compressível de ketchup, exceto pelo que aparenta ser um cogumelo de ponta cabeça na parte inferior da tampa. Segundo os criadores da engenhoca, não há como o ketchup passar pela ponta do cogumelo.

Dessa maneira, a pressão faz com que o líquido empurre e se sobreponha à barreira. Com isso, a água fica na pequena base da tampa e o ketchup sai tranquilamente. Simples assim. Nada mais de coxinha aguada ou pastel de suco de tomate. Gostou da invenção? Que outros itens você gostaria de criar com uma impressora tridimensional?

Via Megacurioso

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.