Impressora 3D gigante começa a montar uma casa inteira

1 min de leitura
Imagem de: Impressora 3D gigante começa a montar uma casa inteira

(Fonte da imagem: Reprodução/I love Noord)

Até agora, a impressão 3D tem sido usada para criar peças e itens relativamente pequenos, mas um projeto de arquitetos holandeses está mudando isto. Com uma impressora de 6 metros de altura, a equipe está construindo partes para a montagem de uma casa em tamanho real.

O projeto, conhecido como "3D Print Canal House", utiliza uma versão gigante da popular impressora 3D da marca Ultimaker . A empresa de arquitetura Dus encomendou a máquina quando decidiu que seus moldes de residência, feitos em proporções menores por impressão 3D, poderiam ser transformados em realidade – e no tamanho adequado para abrigar pessoas!

A impressora gigante é chamada KamerMaker , que significa "construtor de quarto ", e é exatamente isso o que ela faz: constrói uma série de salas e quartos que podem ser montados entre si para formar uma casa inteira.

Até agora, a impressora já produziu um canto da casa com um pedaço de uma escada parcialmente anexada. A peça inteira pesa cerca de 180 quilos.

Estrutura já produzida pelo projeto "3D Print Canal House", em Amsterdã. (Fonte da imagem: Reprodução/CNET)

Os blocos de construção que estão sendo produzidos levam cerca de uma semana para serem impressos e têm uma estrutura interna em forma de colmeia, que virá ser preenchida com um tipo de espuma que tem a mesma rigidez que o concreto, dando sustentação para casa.

Vantagens da casa impressa

Os arquitetos veem vários benefícios para a impressão 3D de casas e residências, que vão muito além das possibilidades de personalização de ambientes. Os responsáveis pelo projeto acreditam que a técnica pode ser uma solução para o problema habitacional de metrópoles e grandes cidades, especialmente com o aumento populacional.

Outro benefício é a reciclagem de resíduos, já que a impressora pode reaproveitar materiais normalmente desperdiçados para aplicar como parte dos componentes da estrutura residencial. A impressão 3D de casas eliminaria ainda os custos de transporte de materiais de construção.

O “3D Print Canal House”, em Amsterdã, está aberto para visitação do público, que pode ver a máquina gigante funcionar por um preço de € 2,50 (ou US$ 3,50). A casa inteiramente impressa deve ficar pronta dentro de apenas 3 anos e deverá abrigar um museu de design assim que todas as suas peças estiverem montadas.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.