Impressora 3D consegue moldar metal "contra a gravidade" [vídeo]

1 min de leitura
Imagem de: Impressora 3D consegue moldar metal "contra a gravidade" [vídeo]

Se você sempre quis uma impressora 3D com a capacidade de moldar objetos a partir de metal líquido, você precisa conhecer o protótipo criado pelo Joris Laarman Studio. O sistema é capaz de imprimir fios metálicos com muita rapidez e em diversos eixos, não sendo necessário realizar o processo da maneira convencional — limitado à deposição dos objetos de cima para baixo.

Essa impressão “contra a gravidade” só é possível porque o sistema do Joris Laarman Studio trabalha com braços mecânicos que trabalham em diversos eixos e consegue se modificar para se adaptar melhor às diferentes necessidades dos usuários. O protótipo atual pode trabalhar com aço, aço inoxidável, alumínio, bronze e cobre. Todos os materiais funcionam da mesma forma: são moldados na fase líquida e solidificados rapidamente.

A primeira demonstração pública da máquina foi realizada neste mês, durante a Fabricate2014 — uma das maiores feiras voltadas para o mercado de arquitetura e fabricação digital do mundo, sendo realizada na Suíça na metade do mês. Antes disso, a MX3D-Metal só havia sido apresentada trabalhando com resina, em um modelo que era chamado de MX3D-Resin.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.