Brasileira ganha prêmio com projeto de impressora 3D que faz comida

1 min de leitura
Imagem de: Brasileira ganha prêmio com projeto de impressora 3D que faz comida

(Fonte da imagem: ElectroluxDesignLab)

A tecnologia por vezes traz a nós situações e invenções inusitadas. A impressora 3D é uma delas. E a brasileira Luiza Silva está aí para provar que a tese é verdadeira: Luiza conquistou recentemente o segundo lugar em uma competição global de design com uma impressora 3D que permite a crianças imprimirem, ou melhor, produzirem sua própria comida.

Com um projeto denominado Atomium, ainda sem data de lançamento, Luiza abocanhou um prêmio de € 3 mil na competição Design Lab 2013, promovida pela Electrolux. O valor equivale a R$ 9 mil. Isso porque a brasileira ficou em segundo lugar. A primeira posição foi conquistada por um sistema robotizado para limpeza de casas. Os competidores elaboraram projetos em cima do tema “vida urbana”.

O projeto de Luiza partiu do pressuposto da dificuldade que existe ao dar comida às crianças, principalmente quando opções saudáveis são consideradas. Com 24 anos de idade, a brasileira cursa Design Industrial em Curitiba e atualmente está num intercâmbio na Coreia do Sul. Empolgada com o projeto, que pode sair do papel em algum momento do futuro, Luiza resume sua ideia de forma simples: “A impressora 3D seria um modo seguro e divertido de a criança participar do processo de produção e se alimentar”, explicou.

E como é que se faz uma impressora assim?

A partir de pesquisas de campo e estudos já realizados, Luiza desenvolveu um sistema com base em nada menos que 20 moléculas extraídas de alimentos – ferro, fibra, carboidrato, proteína e sódio, por exemplo. Essas moléculas seriam a “tinta” da impressora e, segundo Luiza, o processo seria como desmaterializar a comida em sua base orgânica.

“Imagine desmaterializar a comida em sua base, que são as moléculas, e reestruturá-la de maneiras diferentes. Seria possível criar uma enorme variedade de alimentos”, disse.

A impressora foi batizada de Atomium 3D e aposta na interação das crianças com a máquina para que elas comam melhor. O projeto ainda não tem previsão de lançamento no mercado.

Mas você já pode ir pensando no seu video game em forma de bolo aí.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.