Aston Martin de "007 – Operação Skyfall" teve "dublê" impresso em 3D

1 min de leitura
Imagem de: Aston Martin de "007 – Operação Skyfall" teve "dublê" impresso em 3D

Nem parece de mentira. (Fonte da imagem: Reprodução/3ders)

Não são só as celebridades de Hollywood que apelam para dublês para escapar de cenas perigosas: no mais novo filme do agente britânico James Bond, “007 – Operação Skyfall”, o clássico carro Aston Martin DB5 também ganhou um substituto impresso em 3D.

O trabalho acima, feito pela companhia voxeljet, é uma réplica em escala 1:3 do modelo conduzido por Daniel Craig no filme. Uma das três cópias construídas foram usadas em uma das cenas de ação do filme, quando o veículo da década de 1960 fica em chamas – e não havia nenhuma hipótese de criar o carro com efeitos especiais ou deixar o modelo original nessa situação.

Usando a impressora em 3D VX4000, a voxeljet criou o carro a partir de 18 componentes diferentes, incluindo teto, rodas e porta-malas, tudo idêntico ao original e com movimentos mecânicos que simulam um automóvel de verdade. Depois da modelagem feita por computador, as camadas de plástico PMMA que eram impressas foram posteriormente unidas com uma poderosa cola.

Ainda em fases iniciais de construção. (Fonte da imagem: Reprodução/3ders)

Enquanto uma das três cópias foi destruída, outra permanece intocada, provavelmente para exibição. A terceira foi negociada pela Christie’s por US$ 100 mil (cerca de R$ 200 mil) – quase 10% o preço do veículo original, cujos modelos são atualmente comercializados apenas em leilões.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.