GIMP: suas fotos vão parecer feitas com pontilhados

1 min de leitura
Imagem de: GIMP: suas fotos vão parecer feitas com pontilhados

Com o The GIMP é possível fazer uma infinidade de edições em imagens, por meio de opções que permitem ao usuário realizar operações complexas ou não. A quantidade de ferramentas oferecidas pelo programa faz com que o resultado fique ótimo.

É por isso que o Baixaki já trouxe uma quantidade enorme de guias e tutorias para desfrutar ao máximo do programa que compete com o Photoshop e com a vantagem de ser 100% livre e gratuito.

O tutorial de hoje permite reproduzir um "efeito" gráfico. Quando usamos uma lupa sobre algum material impresso é possível ver retículas de cores, que nada mais são do que pontilhados que formam uma imagem (semelhante ao funcionamento dos pixels). Com as dicas a seguir você confere como é possível usar um efeito de distorção que cria essa mesma impressão visual e faz com que a foto fique toda pontilhada.

Pré-requisitos

Clique para baixar.
  • Uma imagem qualquer de sua preferência para aplicar o efeito.

Fotos pontilhadas

A primeira coisa a se fazer é abrir a foto no The GIMP:

Abra a imagem.

Na janela "Camadas", clique com o botão direito sobre a única camada existente ("Fundo") e escolha a opção "Duplicar Camada":

Duplique a camada.

Selecione a nova camada (a de cima) e modifique o "Modo" dela para "Adição":

Aplique adição.

Com a camada "Fundo" selecionada (1), vá à opção "Filtros", selecione "Distorções" e clique em "Retícula" (2):

Selecione retícula.

Você deve usar mais ou menos as mesmas opções que estão na imagem abaixo. O "Tamanho da célula" define qual é o tamanho das esferas do efeito. Em "Ângulo" deixe o valor como 80 e, em "Sobre-amostragem", escolha o valor máximo — no caso, é 15:

Coloque as propriedades.

Selecione a camada "Fundo" que teve o efeito aplicado (1), clique em "Cores" e escolha a opção "Dessaturar" (2):

Tire a saturação.

Você pode escolher qualquer uma das opções de sua preferência. Cada uma retira a saturação e deixa a iluminação de uma maneira diferente:

Escolha o modo.

Se a imagem ficou muito clara, você pode clicar em "Cores" > "Brilho e Contraste" para modificar os valores e deixar a imagem mais nítida:

Modifique brilho e contraste.

O resultado final deve ficar assim:

Resultado final.

.............................

Muito simples o tutorial, não é? O Baixaki sempre procura publicar novos tutoriais para mostrar as grandes possibilidades dos programas. Confira mais tutoriais e dicas do GIMP ao clicar aqui.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.