Como fazer buscas de imagens na internet

4 min de leitura
Imagem de: Como fazer buscas de imagens na internet

A popularização de editores de imagens e programas para criar sites fez com que os internautas aderissem às buscas de imagens na internet. Seja para colocar num banner, criar uma montagem, ou simplesmente utilizar como papel de parede, as imagens tornaram-se fundamental nos computadores e na vida dos usuários. Elas tomaram a web de tal forma que hoje é impossível pensar numa rede mundial sem elas.

Pensando nisso, o Baixaki resolveu criar este artigo para auxiliar quem está à procura de uma imagem, mas não sabe exatamente como proceder. Obviamente, existem diversos portais  e modos para realizar buscas de imagens na internet, porém neste artigo vamos nos ater apenas ao maior portal de pesquisas e a algumas questões sobre de como usar figuras sem infringir direitos autorais.

Google Imagens

Não adianta, quem está buscando por algo sempre pensa no Google em primeiro lugar e não é à toa, porque ele é o portal mais organizado para a maioria das buscas. Quando o usuário precisa de alguma imagem não é diferente, usar o Google é a melhor forma de encontrar qualquer tipo de figura. Com o passar do tempo, o Google Imagens tornou-se mais completo e fácil de usar, por isso ele é o caminho mais rápido para encontrar o que você deseja. Veja como é fácil utilizar o portal:

Faça buscas precisas!

Facilite suas buscas

Ainda que não seja tão difícil fazer buscas de imagens, sempre existem aquelas ocasiões em que você deseja algo específico e não consegue localizar logo na primeira busca. Por isso, você deve seguir alguns passos básicos para facilitar suas procuras no Google, veja como:

1) Pense bem no que você procura e como o autor da imagem pode tê-la cadastrada;
2) Use palavras que façam sentido;
3) Nada de usar uma frase enorme. Uma ou duas palavras bastam;
4) A web não funciona em português, portanto tente usar palavras em inglês (as buscas com palavras em inglês dão muito mais resultados);
5) Aproveite as dicas do Google;
6) Use os filtros de maneira inteligente;
7) Em último caso, apele para a pesquisa avançada.

Google Image Swirl

Para facilitar ainda mais e oferecer outra forma de busca, a Google oferece aos usuários um portal inovador chamado “Google Image Swirl”. Este site ainda está em versão de demonstração, o que restringe muito as buscas do usuário (somente algumas palavras estão cadastradas). O Image Swirl organiza as imagens idênticas (ou muito semelhantes) num mesmo grupo e relaciona-as com outras figuras catalogadas com a mesma palavra-chave. Confira como funciona o portal:

Imagens semelhantes são agrupadas no novo serviço da Google

Direitos autorais

Usuários comuns não precisam ter muita preocupação quanto às questões de direitos autorais, porque quem cria uma imagem não se importa muito se uma única pessoa está usando a sua como papel de parede (ou como imagem de exibição do MSN). Já quem possui um site, blog ou pretende criar um banner para algum portal, deve ter muito cuidado ao utilizar figuras provenientes da internet.

Toda e qualquer imagem que você encontra na web foi criada por alguém e assim como músicas, filmes e tantas outras coisas, as imagens também possuem direitos autorais (leis que protegem o autor e dizem as situações em que cada uma pode ser utilizada). Apesar de ser difícil alguém monitorar toda a web para verificar a possível utilização ilegal de suas imagens, é possível que em algum momento o autor de determinada imagem encontre sua obra em outro site. Isso não significa que o utilizador será processado, mas sempre há chances de acontecer algo.

Designers amadores ou pessoas que criam imagens apenas por simples arte nem sempre se importam que copiem seu conteúdo, ou utilizem suas imagens sem conceder os devidos créditos. Entretanto, sites de renome ou autores profissionais podem não gostar muito de ver suas imagens em outros portais, o que geralmente resulta em problemas para o utilizador da figura. Pensando nisso, o usuário que procura imagens para utilização comercial possui duas opções: obter imagens gratuitas ou comprar.

Imagens que podem ser editadasImagens gratuitas (ou quase)

Assim como existem programas que podem ter seu código alterado (opensource), há também imagens que possuem uma licença especial para que outros usuários alterem-nas. Elas, geralmente, são registradas sob a licença “Creative Commons” e são hospedadas no site “Wikimedia Commons”. Veja no vídeo abaixo a diferença entre o copyright e a creative commons.

Toda vez que o usuário visita determinada imagem deve conferir os direitos que ele possui para alterá-la e publicá-la em outro site. Não é porque está no Wikimedia Commons ou porque a imagem está sob a licença “Creative Commons” que significa que ela pode ser totalmente alterada.

Compre as suas imagens

Quem procura imagens de alta qualidade ou meios de obter figuras com rapidez, e não se importa em gastar dinheiro, certamente a compra de imagens é a melhor solução. Sites como o iStockphoto.com, Fotolia.com e ifimages.com oferecem uma infinidade de imagens, em diversas resoluções e com preços que são aceitáveis para algumas ocasiões.

Pague por suas imagens

Boa sorte

Buscar imagens na internet é muito divertido, porque além de você encontrar o que procura, ainda consegue obter imagens semelhantes e muito belas. Comprá-las pode não ser a melhor ideia, mas em último caso pode ser a solução. As dicas do Baixaki ficam por aqui, esperamos que você tenha muita sorte nas suas buscas e aproveite nossos conselhos.

Este artigo foi útil? Você já usava algumas das dicas que citamos? Conhecia as diferenças entre copyright e creative commons? Deixe seu comentário e fale tudo o que você pensa sobre as imagens na internet.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.