Quais as diferenças entre áudio 2.0, 2.1, 5.1 e 7.1?

3 min de leitura
Imagem de: Quais as diferenças entre áudio 2.0, 2.1, 5.1 e 7.1?

Ao comprar um aparelho de som ou home theater, muitas vezes nos deparamos com alguns números estranhos, como 2.0, 5.1 e agora até mesmo o 7.1. Você sabe o que esses valores significam e os motivos pelos quais são atribuídos aos aparelhos?

Neste artigo vamos explicar um pouco mais sobre os canais que compõem um sistema de som comum ou um home theater, e o que cada um dos valores mencionados influencia no geral, além de indicações sobre qual deles comprar dependendo do perfil de usuário em que você se enquadra.

Mono, estéreo e canais de áudio

A definição mais básica para canais de áudio são fontes sonoras independentes em um mesmo sistema. O padrão monofônico, abreviado para mono, contava com apenas um canal, embora fosse possível ter diversas caixas atuando nele. O grande problema é que todas elas emitiam exatamente as mesmas frequências.

Com a chegada do sistema estéreo, a percepção sonora em músicas e filmes mudou drasticamente. A partir desse momento, era possível dividir os diferentes sons pelas caixas, tornando a experiência mais próxima do que presenciamos em nossa realidade.

2.0, 2.1, 5.1, 7.1?

Se você não sabe muito bem o que esses números dizem, não se preocupe, é bem mais simples do que parece. O número que fica à esquerda do ponto descreve quantos falantes comuns o sistema possui. O melhor exemplo disso são os aparelhos de som comuns para ouvir música, como os microsystems, que utilizam dois canais distintos de áudio.

Já o algarismo à direita do ponto descreve o número de subwoofers presentes, que são caixas de som especialmente desenvolvidas para a reprodução de frequências muito baixas, os famosos graves. Este tipo de caixa sempre foi muito conhecido por quem lida com equipamento de som automotivo.

Em um home theater 5.1, por exemplo, temos então 5 canais para caixas de som comuns, que geram sons médios e agudos, além de um subwoofer para os graves. A mesma nomenclatura é aplicada ao 7.1, padrão que começará a se popularizar com a entrada dos leitores de Blu-ray no mercado. O vídeo abaixo mostra um pouco dessa evolução, desde a invenção dos primeiros televisores.

E para que servem tantas caixas de som?

Outra dúvida muito comum dos usuários é a real função de um sistema mais completo de som, como o 5.1. Antes de explicar como ele funciona, dê uma olhada na imagem abaixo, que mostra a disposição das caixas em uma sala.

Você pode conferir que há uma caixa frontal no centro dela e mais duas frontais ao lado. Também há mais outras duas na parte de trás da sala, fechando o sistema como se fosse um quadrado. O subwoofer também fica ao centro e comanda todos os sons graves do sistema.

Sistema de som 5.1

Realidade sonora

O grande objetivo da disposição das caixas dessa forma é proporcionar um ambiente sonoro mais realista ao assistir a um filme. Quando um helicóptero atravessa o céu, por exemplo, é possível perceber a sua trajetória, passando pelas caixas de trás e indo até a frente do sistema, de um modo que já conhecemos há algum tempo nos cinemas. Mesmo se você estivesse de olhos fechados durante a cena, saberia de onde ele veio e para onde foi.

Outro exemplo interessante é em filmes de guerra, como as batalhas medievais repletas de gritos e golpes para todos os lados. Em um sistema 5.1, o espectador fica envolvido no combate, percebendo os sons que vêm de diferentes direções dentro dele, o que torna a experiência do filme ainda mais agradável.

7.1 e o Blu-ray

Com a chegada do novo tipo de mídia ao mercado, os filmes em Blu-ray agora são capazes de reproduzir tudo o que acontece em sete canais distintos. Vale lembrar que você precisa de um aparelho compatível com o sistema 7.1 para instalá-lo corretamente, não adianta nada comprar um home theater maior do que suas possibilidades de reprodução.

Além disso, é necessário ter um ambiente realmente muito grande parar aproveitar bem o sistema 7.1. Se você não tem uma sala enorme, é preferível manter o padrão 5.1 para os seus filmes, o que, além de mais barato, propiciará um resultado geral melhor ainda.

A evolução não para!

Se você acha que esses padrões já são o que temos de melhor em questão de qualidade sonora, conheça o nosso artigo sobre o Super Hi-Vision, um novo sistema que promete revolucionar o que conhecemos em áudio e vídeo. Nele, o padrão adotado até agora é de 22.2, ou seja, 24 falantes atuando em um único sistema.

São 24 falantes atuando!

O fato é que o entretenimento visual e sonoro sempre foi um dos pontos mais bem explorados pela tecnologia. Assistir a vídeos de alta definição enquanto o som preenche o ambiente com realismo é algo relativamente novo em nossas vidas, mas que veio para ficar. E você, o que pensa a respeito do tema? O Baixaki conta com a sua opinião!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.