Google Street View no Brasil

3 min de leitura
Imagem de: Google Street View no Brasil

Usuários do Google Maps e Google Earth já devem ter esbarrado no recurso Street View, que mostra fotos de certos locais do mundo, possibilitando que o visitante tenha uma visão de 360 graus do endereço. Muito se questionou a respeito da possibilidade de instalar o serviço no Brasil e agora parece que a internet verde e amarela receberá o serviço. Por enquanto, o mais próximo de um recurso como o Street View, disponível no Brasil, é a possibilidade de vermos algumas fotos de pontos de referência próximos ao local pesquisado. Entretanto, graças ao Google Brasil e sua parceria com a Fiat, podemos esperar que em breve o serviço de exibição de imagens em 360 graus seja disponibilizado no país.

Atualmente, o Google Street View está nos EUA, Japão, Austrália, Nova Zelândia e alguns países da Europa. No Brasil, até o momento apenas São Paulo e Belo Horizonte estão na lista das cidades que terão o serviço, mas provavelmente ele será estendido para as maiores capitais do país, na sequência, e demais metrópoles depois.

Como funciona

Em regiões onde o Street View estiver disponível, será exibido um homenzinho amarelo no topo do controle de nível de zoom. Caso não seja possível utilizá-lo, ele ficará cinza. Ao clicar nele e arrastá-lo pelo mapa, as ruas que tiverem fotos disponíveis ficarão com contornos azuis. Para ver a foto de um endereço aproximado, basta soltar o boneco amarelo no local desejado. A tela mudará e você poderá mover a visão clicando e arrastando o mouse. No canto direito será exibido um pequeno mapa, que mostrará o mapa das ruas das proximidades.

Utilizando o Street View

Privacidade

O Brasil é um dos países mais preocupados com a privacidade dos usuários — pelo menos nós, usuários, estamos muito preocupados com essa questão. Com argumentos de que o Google estaria expondo as pessoas e invadindo suas vidas, alguns países começaram a pressionar a empresa para que algumas fotos fossem retiradas do serviço. Em certos países, como Japão, imagens tiveram que ser refeitas para atender as exigências do governo. Já na Grécia, a atitude foi mais radical: a empresa foi expressamente proibida de fotografar algumas cidades daquele país.

No Brasil, provavelmente não teremos nenhum impedimento por parte do governo, mas todo usuário deve ficar atento para o tipo de imagem que será publicada. O Google Street View é uma ótima ferramenta e facilitará a vida de muitos usuários. Se você nunca visitou Curitiba, por exemplo, e precisar encontrar a rodoviária, um parque ou um shopping qualquer, o Google Street View mostrará imagens do local e das redondezas, para que você identifique o endereço assim que estiver próximo, evitando assim que você se perca — algo muito perigoso em algumas cidades brasileiras.

Foto do Central Park, em Nova Iorque, EUA.

Entretanto, como já constatado em várias partes do mundo, o Google Street View pode expor as pessoas para o mundo inteiro ver, e às vezes até criar situações desconfortáveis ou mesmo vexatórias. No Brasil, mesmo ainda sem o serviço oficialmente, já existem sites e blogs que se dedicam a encontrar fotos “engraçadas” no Google Street View. Tais fotos variam de pessoas com o dedo no nariz a pessoas sem cabeça. Agora imagine você, regando plantas do quintal, usando um calção de fundilho rasgado e uma lata de bebida na mão, quando de repente um carro para na frente do seu portão e começa a tirar fotos. Situação um tanto embaraçosa.

O ideal seria que o Google pedisse autorização aos fotografados antes de publicar as imagens, pois, por lei, qualquer imagem veiculada deve ser devidamente autorizada previamente por aqueles que estão nela. Imaginemos novamente: você está no centro comercial da maior cidade do país e um carro para na rua para tirar fotos do local. Aproximadamente 300 pessoas passam por ali em menos de 5 minutos. Seria impossível identificar e enviar solicitações de autorização a todos os presentes.

Foto da Disneylândia francesa.

De qualquer forma, a privacidade e direito de anonimato dos cidadãos deve ser preservada. Mas isso cabe a você, usuário, fiscalizar, reclamar e pressionar as empresas envolvidas e o governo, para que sejam tomadas as devidas medidas no intuito de proteger as pessoas e os locais fotografados, no caso de propriedades privadas.

E você? Tem medo de quê?

Agora abrimos o espaço para você, usuário do Baixaki, dar a sua opinião a respeito da vinda do Google Street View e da ameaça que ele pode representar à sua privacidade se não for fiscalizado devidamente. Você acha que as pessoas serão expostas? Será que estaremos correndo o risco de virar piada nacional de um dia para o outro devido a um tropeço enquanto alguém fotografava uma rua? Dê a sua opinião! Solte o verbo, pois quem manda é você!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.