Gimp: Como fazer maquiagem, como batom, blush e sombras.

  • Visualizações38.920 visualizações
Por Eduardo Karasinski em 1 de Setembro de 2008

Você tirou uma foto e esqueceu de passar maquiagem? E queria pelo menos dar uns retoques para a foto não ficar muito sem graça? Mas você pode fazer isso, graças aos editores de imagem. Hoje você irá aprender alguns truques básicos no Gimp, para dar a ilusão de maquiagem. Você notará que, na maioria das vezes, serão usadas camadas.

1. Primeiro de tudo, abra a sua foto no Gimp e crie uma Nova Camada.

Abra a sua foto.

2. Vamos tentar começar pelo batom. Dê um zoom na região da boca e selecione a Ferramenta de Vetores.

Dê um zoom e selecione a ferramenta de vetores.

3. Agora comece a marcar, ponto-a-ponto, de maneira que delimite toda a boca.

Marque ponto-a-ponto a boca.

4. No menu do topo, vá em Seleção > Do Vetor.

Selecione por vetor.

5. Pinte dentro da seleção com a cor que você preferir, já que será a cor do batom.

Pinte dentro da seleção.

6. Mude o Modo da camada para Cor, e diminua a Opacidade, para não ficar muito artificial. Em torno de 55% de opacidade já está bom.

Mude o modo para cor e altere a opacidade.

7. Para dar o efeito de brilho nos lábios, crie uma Nova Camada, que tenha o Modo de Luz Suave. Então, pegue um pincel suave, diminua a opacidade dele para algo em torno de 20 ou 30% e pinte utilizando a cor branca no meio dos lábios com cuidado.

Diminua a opacidade do pincel e passe sobre os lábios.

8. Para fazer o blush, basta que você crie uma nova camada no Modo Cor, selecione um pincel suave da cor vermelha (por exemplo) e o utilize sobre as bochechas. A opacidade da camada de blush também pode ser diminuída para melhorar a aparência.

Pinte as bochechas com uma camada de cor.

9. Agora vamos nos concentrar em pintar as sobrancelhas e os cílios (você pode usar zoom para facilitar a tarefa). Selecione a Ferramenta de Sub/Super-Exposição e certifique-se de que a opção de Super-Exposição esteja marcada logo abaixo.

Pincel de super-exposição.

10. Basta ir passando o Pincel de Super-Exposição sobre algumas regiões, como em cima da sobrancelha e em volta do olho, para dar a impressão do uso de lápis. A intensidade pode ser controlada ao lado, ou você pode ir passando o pincel em cima várias vezes.

Passe o pincel de super-exposição sobre o olho.

11. As sombras sobre o olho podem ser feitas da mesma maneira com que foi feito o blush (criando uma camada de Cor e pintando da cor que você quer).

Pinte as sombras como quiser.

Entretanto, se você quiser, pode “brincar” com a camada da sombra, modificando o Modo e a Opacidade, tentando combinações diferentes.

Sem maquiagem / com maquiagem.

Agora que você aprendeu alguns conceitos básicos de maquiagem artificial pelo Gimp, basta praticar e logo você verá que o único limite é a sua criatividade.

($InsereProgs$)($CODInsereProgs$)2602($/CODInsereProgs$)



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!