GIMP: ferramenta Seleção de Frente

3 min de leitura
Imagem de: GIMP: ferramenta Seleção de Frente

Quantas vezes você já se perguntou o que seria aquele ícone com um bonequinho com o tracejado de seleção em volta. É uma figura um tanto estranha que não vai fazer tanta diferença no seu dia-a-dia com o GIMP, mas dependendo das circunstâncias, ela pode vir a ser útil. Se você acompanhou o artigo sobre a ferramenta “Máscara” do Adobe Photoshop já tem uma boa noção do que esta ferramenta do GIMP faz.

Em outras palavras, com a Ferramenta de Seleção de Frente você não faz apenas um traçado em torno do objeto desejado; ela permite que você inclua e exclua áreas de seleção apenas pintando! Entretanto, será necessário trabalhar com a delimitação da área inicial com uma linha de contorno que funciona da mesma maneira que a Ferramenta de Seleção Livre. Você pode optar entre desenhar pressionando o botão do mouse e por consequência fazer linhas menos precisas; ou então pode fazer este contorno com cliques isolados para determinar os pontos desta linha.

Para começar, abra o seu GIMP e escolha uma foto. Em seguida, clique no ícone da Ferramenta de Seleção de Frente. A primeira impressão que você vai ter é de que esta ferramenta é muito semelhante à Ferramenta de Seleção Livre. Logo, não há nenhum mistério na sua utilização. Faça o contorno da imagem ou da região que você deseja marcar. Em seguida, clique em “Marcar Frente” para habilitar o segundo modo deste recurso. Ele consiste em pintar as regiões as quais você quer incluir na seleção.

Selecione a ferramenta para começar a testá-la.Este é o menu no qual você vai trabalhar!

A exclusão de quaisquer áreas pode ser feita alternando a opção para “Marcar Fundo”. Caso você deseje, pode fazer esta mudança apenas pressionando o botão CTRL no seu teclado. Lembre-se de escolher cores diferentes para poder discernir quais são as áreas marcadas para frente e as que serão reservadas para o fundo. Para escolher a cor que delimitará as regiões de fundo, selecione as opções “Vermelho”, “Verde” ou “Azul” no menu dropdown como indicado na imagem a seguir.

Escolha qual é a melhor cor para pré-visualizar sua imagem.

Uma vez escolhida esta cor, é interessante escolher qualquer outra que destoe bastante desta cor de fundo. Desta maneira, ficará muito mais fácil encontrar as bordas e os limites entre o que é “Frente” e “Fundo”. Assim, logo depois que você terminar, basta pressionar ENTER para que a área que aparece com as cores originais seja envolvida pela linha de seleção do GIMP.

Seleção com o filtro vermelho.

Agora que a área já foi delimitada, você está livre para fazer o que quiser com esta imagem! Você pode aplicar Filtros e Efeitos, alterar as cores, brilho e contraste e uma série de outras possibilidades que o GIMP oferece. Como foi dito anteriormente, esta ferramenta não é a mais recomendada para quem está começando a editar imagens agora. Para isto, existem as ferramentas de Seleção Livre, Circular, Retangular e outras que permitem que o processo de seleção seja simplificado.

Resultado após ter pressionado ENTER no teclado.

A Ferramenta de Seleção de Frente utiliza os pixels de cores contíguas para delimitar as áreas que serão selecionadas. Entretanto, a seleção também segue as cores que estão dentro da área pré-delimitada pelo usuário. Por isso, é preciso utilizar a ferramenta no estilo pincel para fazer seleções mais precisas. Note que existem várias opções de seleção. Cada uma delas pode alterar o resultado.

Substituição – Fará com que qualquer novo campo de seleção substitua o antigo.
Modo Substituição.

Adicionar – Adiciona novos campos de seleção ao anterior.
Modo Adição.

Subtrair – Subtrai novos campos e áreas de seleção conforme a marcação.
Modo Subtrair.

Intersecção – Seleciona a área comum entre duas regiões diferentes.
Modo intersecção.

Aumente ou diminua o tamanho do pincel para selecionar as áreas de desejadas!Um pouco mais abaixo destas opções, você encontrará uma barra de controle para determinar tamanho do pincel para a marcação das áreas de fundo ou frente. Arraste o ponteiro para aumentar ou diminuir.

Suavize as bordas!Use o "Enevoar Bordas" para suavizá-las ainda mais. A suavização é responsável por tornar os pixels mais claros e sutis, reduzindo o efeito serrilhado que aparece quando se exclui alguma parte da imagem ao redor da seleção. Para intensificar este efeito, marque a checkbox “Enevoar bordas”.

Barras de sensibilidade a cor.As barras de Sensibilidade da cor irão determinar qual será a precisão de seleção de cores contíguas, ou seja, próximas. Arraste os ponteiros para personalizar esta opção de acordo com as suas necessidades.

Quando terminar, você já terá uma área selecionada! Agora é só continuar com o seu tutorial ou criar um novo efeito ou filtro! Você usa a Ferramenta de Seleção de Frente para alguma outra coisa? Conte para a gente no seu comentário! Sinta-se livre para opinar, contribuir e participar do Baixaki!

Fique ligado para as próximas dicas de GIMP e até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.