Photoshop: crie um CD personalizado com uma fotografia sua!

5 min de leitura
Imagem de: Photoshop: crie um CD personalizado com uma fotografia sua!

Sabe aquela sua coletânea favorita, que tem músicas que são a sua cara? Deixe a capa do CD também com a sua cara com este tutorial que vai ajudá-lo a criar uma imagem que pode ser utilizada como você quiser. É possível utilizar a imagem criada no Adobe Photoshop para ilustrar blogs e páginas pessoais, entre outros.

Primeiro vamos abrir no Photoshop um novo arquivo com 1800x1800pixels, para trabalharmos com uma imagem com boa qualidade para o caso de uma posterior impressão.

Nós modificamos a cor de fundo da nossa imagem para cinza, para que o CD e seus efeitos de transparência sejam mais bem visualizados. Crie uma nova camada e nomeie-a como “disco”, escolha a cor de sua preferência para o disco.

Escolha a ferramenta Elliptical Marquee, e nas opções no topo do aplicativo, mude o estilo de Normal para Fixed Size, então marque a altura e largura para 1600px. Clique no centro da tela para posicionar o círculo, clique e arraste para centralizá-lo ou use as setas direcionais do teclado.

Pressione então as teclas Alt + Backspace em seu teclado, para pintar o círculo com a cor de preenchimento escolhida anteriormente, e em seguida Ctrl + D para desmarcar a seleção.

Mantenha a camada do círculo ativa e selecione novamente a ferramenta Elliptical Marquee, agora ajuste a altura e largura para 200px. Posicione a seleção no centro do círculo. Para que ela fique bem centralizada, você pode ativar a grade (Grid), pressionando o atalho Ctrl + aspas simples em seu teclado, pressione o atalho novamente para ocultá-la.

Em seguida, pressione o botão Delete, para apagar a área selecionada no centro do círculo e em seguida Ctrl + D para desmarcar a seleção. Este será o buraco no centro do CD.

Agora vamos criar um efeito de borda no CD, clicando no botão de efeitos da barra de camadas, selecione o efeito Stroke.

Preencha com o valor 15 a opção Size e deixe a cor como branca, para finalizar clique em OK.

Clique com o botão direito no efeito Stroke, dentro da barra de camadas, em seguida em Create Layer. Agora teremos uma camada diferente para o efeito de borda do CD, que ficará com o nome “Disco’s Outer Stroke”.

Com a camada da borda do disco selecionada, aplique o efeito Filter>Artistic>Plastic Wrap, com as seguintes configurações:

Agora vamos deixar as bordas do disco transparentes, na barra de camadas, diminua para 50% a opacidade da camada, em Opacity.

Crie uma nova camada novamente, e deixe-a acima de todas as outras. Renomeie-a como “centro transparente”. Deixe a cor de fundo branca, então selecione a ferramenta Elliptical Marquee, com a opção Fixed Size selecionada e deixe a altura e largura em 300px.

Posicione o círculo bem no centro do CD, em seguida, sem desmarcar a seleção, escolha o botão Subtract na barra no topo do aplicativo. Mude o valor da altura e largura para 190px e posicione o círculo novo menor bem no centro. Utilize o atalho Alt + Backspace para preencher a seleção, e não a desmarque ainda.

Novamente, vá em Filter>Artistic>Plastic Wrap e deixe com a seguinte configuração:

Diminua a opacidade desta camada também para 50%, em Opacity, na barra de camadas.

Agora que aplicamos um pouco de transparência, é possível ver novamente a cor do CD. Sem desmarcar a seleção, clique com o botão Ctrl pressionado na imagem pequena da camada “centro transparente”, na barra de camadas, clique sobre a camada do disco para torná-la ativa. Em seguida, pressione o botão Delete em seu teclado. Esta ação vai apagar a sombra que vem da camada do disco.

Em seguida, escolha a camada da borda externa do CD e também pressione Delete, sem desmarcar a seleção. Finalmente, pressione Ctrl + D para desmarcar a seleção.

Caso você queira que o seu CD tenha uma aparência mais realista, você pode aplicar um efeito. Crie uma nova camada, e na barra de camadas, posicione-a acima da camada do disco e nomeie-a como “efeito”.  Clique com o botão direito sobre esta nova camada e escolha a opção Create Clipping Mask. Isso significa que o efeito que vamos fazer ficará “colado” apenas na camada do disco. Preencha esta camada com a cor branca.

Agora vamos aplicar o efeito: vá ao menu Filter>Pixelate>Messotint, na opção Style escolha Short Lines.

Para a segunda parte do efeito, clique em Filter>Blur>Motion Blur, escolha o ângulo para 0 e deixe a distância com o valor 500 pixels.

Para melhor visualização deste efeito, na caixa de camadas, em Blending Mode, selecione a opção Multiply.

Vamos aplicar um efeito de sombra para aperfeiçoar a realidade do nosso CD. Clique sobre a camada do CD e em seguida no botão de efeitos, e em Drop Shadow. Deixe as configurações com os valores 15 em Distance e 10 em Size, com a cor preta.

O nosso CD está pronto. Você pode salvar o arquivo assim, para personalizá-lo com diferentes imagens que desejar posteriormente. Vamos mostrar personalizar o nosso disco, com a foto que você quiser.

Arraste a foto para abaixo da camada do efeito, que está ligada à camada do disco. Faça o mesmo com a foto, ou seja: clique com o botão direito sobre a camada, na barra de camadas e em seguida em Create Clipping Mask.

Agora, com a ferramenta Move e usando o Free Transform (Ctrl + T) ajuste a foto como desejar sobre a superfície do CD. Você pode fazer o mesmo com qualquer imagem, contanto que ela esteja “colada”, com a opção Create Clipping Mask sobre a camada do disco.

Para que a imagem fique colada corretamente sobre o disco e para que receba os efeitos aplicados a ele, deve ser aplicada a opção Create Clipping Mask sobre a camada da foto e sobre a camada de efeito. E na caixa de camadas, em Blending Mode, deve estar selecionada a opção Multiply. Então, a barra de camadas deve ficar desta forma:

Você pode inserir um texto para a capa do seu CD, e aplicar um efeito de sombra ou relevo, clicando com o botão direito sobre a camada do texto, na barra de camadas e em seguida escolhendo uma das opções de efeito.

Pronto, está finalizado o nosso CD personalizado! Você pode utilizá-lo para personalizar seu blog ou página pessoal, ou ocultar as camadas de efeito de transparência e sombra e imprimir uma etiqueta personalizada para qualquer CD ou DVD!

Para reproduzir este tutorial no GIMP, é necessária a instalação do script Plasti-Wrap. Faça o download do arquivo e salve-o na pasta de Scripts do programa, que provavelmente deve estar localizada em C:\Program Files\Gimp-2.0\share\gimp\2.0\scripts. Após a instalação, o filtro ficará no menu Filtros>Sombra e Luz>Plastiwrap.

Até o próximo tutorial!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.