GIMP: como fazer o KameHameHa de Dragon Ball

Agora é hora de usar a técnica do KameHameHa no seu Gimp
  • Visualizações52.528 visualizações
Por Eduardo Karasinski em 7 de Abril de 2009

Quem é que não conhece Dragon Ball? Sério, esse desenho se consagrou muito para as crianças e adolescentes dos últimos tempos. Tanto o mangá quanto os desenhos para a TV, em que o herói Goku saía em busca das Esferas do Dragão, foram e ainda são um verdadeiro sucesso por todo o mundo. E agora, um filme do herói Sayajin está para ser estreiado.

E é assim que surgem brincadeiras, como lutas simuladas e tentativas de KameHameHas. Mas, e se você pudesse, de fato, sair mostrando para todo mundo que você sabe usar essa técnica ensinada pelo Mestre Kame, utilizando o Gimp e uma foto sua? Então prepare-se guerreiro!

● ● ● ● ● ● ●

Primeiro, abra o seu The Gimp para poder começar.

Para fazer esse tutorial, você precisará de uma foto de alguém fazendo pose como se estivesse para lançar um KameHameHa. Ou seja, precisa ser mais ou menos como a foto abaixo:

Agora que você abriu a foto, vamos começar de verdade. Vá até o menu Sombra e Luz > Supernova.

Essa opção é muito legal e fácil. Ela serve para criar uma grande bola de luz e energia. Você poderá ver na janela da Supernova uma espécie de Preview. Basta clicar nessa pequena foto, entre as mãos, para que a bola seja colocada ali.

Deixe a Matiz Randômica em 0.

O Raio deve ficar com um tamanho que seja adequado para você (isso depende do tamanho da foto que você está usando). Para uma foto com 3000 pixels em sua resolução, nós deixamos o raio em 119.

A Cor utilizada é o amarelo (alaranjado). Afinal, é o normal para o KameHameHa.

O resultado que você vai obter deve ser o abaixo:

Agora nós vamos criar relâmpagos para colocar na imagem e dar mais efeito.

Para isso, vá em Arquivo > Nova, para criar uma Nova Imagem. Nos valores deixe 1000 de largura e 300 de altura.

Selecione a ferramenta de Mistura que utilize o preto e o branco. Aplique como na imagem abaixo:

Vá no menu Filtros > Distorções > Deformação Interativa.

Mude o Tipo de deformação para Mover. Deixe o Raio da deformação em aproximadamente 50 e o Quanto deformar em 0,60. Faça como na imagem abaixo, criando várias ondas (isso é o que vai definir como serão os seus relâmpagos).

Vá em Filtros > Renderizar > Nuvens > Nuvens de diferença.

Deixe o Detalhe em 15, o Tamanho X em 12 e o Tamanho Y em 5.

O resultado deverá ser assim:

Agora clique em Cores > Inverter. Assim as cores serão invertidas.

Muito claro, não?

Clique novamente em Cores e vá em Níveis.

No valor do meio, em Níveis de Entrada, deixe 0,20. Assim a sua imagem erá escurecer e os raios ficarão destacados.

Vamos dar cor a esse feitiço? Vá em Cores > Colorizar.

Agora basta mexer as barrinhas para que as cores sejam mudadas. É claro que nós vamos usar uma cor próxima do amarelo, do laranja e do dourado para que fique relacionada ao KameHameHa (mas se você quiser, pode usar outra cor).

Vá no menu Editar > Seleção > Tudo (ou pressione Ctrl + A). Copie tudo (Ctrl + C).

Volte para a imagem do KameHameHa e cole os raios (Ctrl + V). Clique em Nova Camada para que não fique como flutuante. Utilize as ferramentas (como de Redimensionamento e Rotação) para arrumar o seu raio, de maneira que ele se adapte bem à bola de energia.

Mude o Modo da camada do raio para Somente Clarear.

Duplique a camada do raio.

Utilize as ferramentas de Mover e Rotacionar e ajuste diferente do outro raio.

Novamente repita o processo: Duplique a camada do raio, mova-a e rotacione ela. Faça isso quantas vezes quiser. Eu usei cerca de 5 raios.

Se você quiser (na verdade é uma boa idéia), dê uma apagada com a borracha em algumas partes dos novos raios, assim eles não ficam todos "iguais demais".

É hora de fazer a iluminação da imagem. Crie uma Nova Camada.

Com o Pincel com pontas suaves, escolha uma cor para ele que seja semelhante à do KameHameHa. (Vamos utilizar uma cor de pêssego.) Pinte logo abaixo do KameHameHa, para dar a impressão de que está refletindo. Veja a imagem abaixo:

Utilizando a ferramenta de Borrar, dê "puxadas" para as bordas. Assim, a cor vai se espalhar.

Continue pintando e borrando, fazendo agora também na parede logo atrás.

Mude o Modo dessa camada para Luz Suave.

Crie uma Nova Camada.

Agora, com a cor branca e, novamente, o Pincel com pontas suaves, pinte na borda da pessoa que está mais próxima do KameHameHa, assim como na imagem abaixo:

O processo é o mesmo de antes: com a Ferramenta de Borrar, puxe a cor branca para as extremidades (dessa vez, principalmente para a direita).

Assim como a outra, mude o Modo dessa camada para Luz Suave.

E pronto! O tutorial termina por aqui. Vale lembrar que você é livre para escolher cores diferentes  para o KameHameHa (como verde, azul, roxo etc.), assim como pular ou inventar novos passos.

Dê uma olhada no resultado final do KameHameHa que eu fiz:

Espero que tenham gostado pessoal. E também, que tenham percebido como não é difícil realizar essas edições no The Gimp, basta um pouco de prática. Tenho certeza de que, se você seguiu esses passos tão simples, teve um resultado semelhante ao meu ou até melhor. Um grande abraço, e até a próxima!



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!