Photoshop: reflexo na janela

2 min de leitura
Imagem de: Photoshop: reflexo na janela

Um efeito muito comum visualizado em filmes e fotos profissionais é o reflexo em vidro. Fotos com essa característica chamam muito a atenção e pensando nisso resolvemos criar um tutorial para você ter a sua própria imagem com este efeito (e deixar todos babando de vontade de ter uma igual).

O tutorial leva pouco tempo para ser realizado e não exige grande habilidade, apenas concentração. Evidentemente, você irá precisar de uma foto sua — ou de qualquer pessoa — e uma foto de paisagem (a qual será utilizada como fundo na janela). Em nosso passo-a-passo optamos por utilizar uma paisagem urbana, visto que a maioria das fotos é tirada em cenários deste tipo. Confira abaixo as imagens que utilizamos para o começo de nosso projeto.

Imagens iniciais

Uma janela quase real

1) Abra a imagem da pessoa que você quer editar no Photoshop. Logo após, selecione todo o fundo da imagem e apague-o, deixando visível apenas a pessoa. Dobre a largura da imagem e arraste a imagem recortada para o lado esquerdo. Por fim, deixe os recortes com cantos mais arredondados, utilizando a ferramenta de embaçar.

Recortando o fundo

2) Crie uma nova camada e aplique um gradiente de preto e branco. Após isso, coloque a nova camada abaixo da camada principal.

Crie uma nova camada e aplique um gradiente

3) Hora de criar o fundo da janela. Abra a paisagem que você escolheu previamente. Copie-a e cole-a no projeto. Coloque esta camada entre as duas camadas já existentes. Agora arraste a paisagem para o lado direito da imagem.

Criando o fundo da janela

4) Duplique a camada principal (Layer 0). Inverta esta camada na horizontal. Arraste esta camada para o canto direito da imagem.

Criando o reflexo

5) Pressione “Ctrl + T” (que é o atalho para a ferramenta Transform, presente no menu Edit). Clique com o mouse no canto da imagem e então gire-a. Agora basta utilizar a ferramenta de movimento para encostar as duas imagens.

Ajustando o reflexo

6) Novamente use o atalho “Ctrl + T”. Clique com o botão direito sobre a pessoa e selecione “Warp”. Uma grade aparece para que você deforme a pessoa como desejar. Faça o ajuste que quiser e então aperte Enter.

Retoques finais no reflexo

7) Altere o modo de mesclagem da camada para “Hard Light” (Luz Dura) e diminua os níveis de “Opacity” e “Fill” como você preferir. Se quiser, altere a opacidade do fundo também.

Altere o modo de mesclagem da camada

Prontinho, isso é tudo! Confira nosso resultado final abaixo.

Resultado final

Caso você prefira, ainda é possível alterar níveis de saturação, contraste e brilho de cada camada — ou ainda aplicar filtros para conferir como fica o resultado. Espero que você também tenha obtido sucesso em seu projeto. Esse foi mais um tutorial de Photoshop exclusivo do Baixaki para você internauta que adora a arte de editar imagens. Até um próximo tutorial!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.