Como fazer as suas fotos durarem para sempre no PC

3 min de leitura
Imagem de: Como fazer as suas fotos durarem para sempre no PC

Antigamente você precisava comprar um rolo de filme para a câmera fotográfica e depois mandar revelar. Essa era a única forma de ter as suas fotos e poder vê-las sempre que quisesse.

No entanto, quando as câmeras digitais surgiram, as convencionais começaram a ficar para trás cada vez com mais facilidade. Isso porque você pode simplesmente ver como a foto vai ficar antes de tirá-la, através do visor LCD. Outra vantagem é que você pode tirar quantas fotos quiser — se não gostar de uma, apaga na hora. E depois, é só mandar todas para o PC e vê-las quando der vontade.

Claro que as fotos mais antigas, que foram reveladas, podem também ser enviadas para o PC utilizando o scanner. Mas aí o seu disco rígido começa a ficar tão cheio de fotos que você já não sabe o que fazer com elas. É nessa hora que você resolve começar a gravar tudo em mídias como CD´s e DVD´s.

O problema é que nada dura para sempre. E não se sabe bem ao certo qual a vida útil de mídias como essas, justamente porque a qualidade varia de uma marca para outra. E, lógico, depende muito da conservação delas (se o dono está evitando poeira, riscos, luz etc.). Entretanto, há uma variação de durabilidade de mais ou menos entre dois e doze anos.

Como conservar as fotos “vivas”

Já que você precisa, a todo custo, manter as suas fotos preservadas, é uma boa idéia seguir algumas dicas e possibilidades:

Gravar em mídias como CD´s e DVD´s com backups: a idéia de gravar todas as suas fotos em mídias ainda é um bom método de conservação. Mas, nem sempre se pode confiar nelas, já que um belo dia o DVD simplesmente para de ler no seu drive. Então, tenha em mente que backups periódicos deverão ser feitos. Ou seja, você precisará ter vários DVD´s com as mesmas fotos. Somente use marcas de qualidade e não grave em discos regraváveis.

Vantagens: as mídias têm hoje um preço mais acessível e são práticas — tanto para gravação como uso.
Desvantagens: você nunca sabe quando vão se perder, tendo malfuncionamento devido à má conservação. Há rumores de que durem no mínimo 10 anos, mas é comum ver erros de leitura. Além disso, o espaço é um tanto quanto limitado para as gigantescas fotos de 5 megapixels ou mais.

Comprar um HD só para guardar as suas fotos: bem, o espaço ficou apertado em seu HD e você está com medo de manter tudo em DVD´s que podem eventualmente estragar. Então, uma boa opção é comprar um novo HD que seja específico para guardar as suas fotos. Basta comprar um HD interno ou externo de 500 GB para cima e você ficará tranqüilo quanto ao espaço por um longo tempo.

Vantagens: você terá quanto espaço for necessário sempre ao seu alcance, sem ter de ficar revirando DVD´s atrás “daquela” foto. A durabilidade dos HD´s pode ser maior.
Desvantagens: não se sabe exatamente qual a vida útil dos discos rígidos, pois eles podem durar normalmente entre 2 e 10 anos. Ou seja, ele pode queimar e você ficar na mão, perdendo todas as fotos de uma vez só.

Assinar um bom servidor confiável e hospedar as fotos: como os preços dos servidores de internet sempre tendem a cair cada vez mais, mas aumentando o espaço para hospedagem, é uma boa idéia assinar algum deles. Assim você pode ter todas as suas fotos guardadas “seguramente” em um servidor e acessá-las sempre que for necessário.

Vantagens: se você armazenar em um local confiável, as suas fotos provavelmente ficarão lá para sempre, já que vários servidores fazem backups periódicos de todo o conteúdo.
Desvantagens: você precisará acessar a internet para buscar as fotos e nunca se sabe se elas ficarão lá para sempre (o servidor pode fechar). Também é preciso pagar planos para manter tudo no ar (a não ser que você hospede gratuitamente e corra riscos).

Uma solução que envolve tudo: pode me chamar de paranóico, mas se você quer manter tudo vivo para sempre, essa é a única maneira. Primeiro, tenha um grande HD para armazenar as suas fotos. Deixe-as lá, ao alcance para quando quiser acessá-las. Depois, é só fazer backups em DVD´s e enviando para um servidor na web.

Se perder o HD, tem as fotos em DVD´s. Se os DVD´s estragarem, você pode recorrer ao local que você hospedou. Se perder na web também, então não há mais o que fazer.

Conclusão: é praticamente impossível manter tudo “vivo”. Mas não custa tentar e se prevenir o máximo que puder.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.