Gimp: Como recortar qualquer elemento ou imagem de suas fotos.

  • Visualizações203.327 visualizações
Por Willian Fonseca em 15 de Agosto de 2008

Já teve vontade de recortar qualquer objeto ou pessoa de alguma imagem e não sabia como fazer isso? Este breve tutorial vai ensiná-lo a retirar qualquer elemento de suas fotos, independentemente de como ele esteja inserido nela.

O software utilizado para isso foi o GIMP, por ser um editor de imagem gratuito e repleto de funções muito interessantes. Acompanhe logo abaixo as instruções para fazer o recorte das imagens.

Marque a opção indicada na figura.Recorte qualquer objeto!

Primeiramente, abra sua imagem através do GIMP. Localize, no lado esquerdo da tela, a barra com as ferramentas de edição principais do aplicativo, escolhendo a opção “Ferramenta de Seleção com Tesoura”, como indicado na figura.

Agora, você deverá inserir pontos em volta da figura que quer recortar, interligando-os em torno dela. O aplicativo fará o contorno da imagem automaticamente, baseando-se nas cores dela.

Contorne a figura munuciosamente.

Ao terminar o contorno da figura, voltando ao ponto inicial, é possível alterar a posição de cada um deles, clicando sobre as bolinhas que acabou de inserir. Por esse motivo, é importante inserir diversos pontos na imagem, permitindo recortes ainda mais precisos.

Depois que fizer todos os ajustes finais, basta clicar dentro da figura para selecioná-la, permitindo copiá-la, recortá-la ou realizar qualquer outra edição com ela.

Ao terminar o contorno, clique na figura para selecioná-la

Opções adicionais

Ao escolher o ícone para “Ferramenta de Seleção com Tesoura”, repare que algumas opções aparecerão na parte inferior da barra. Teste as funções adicionais do modo tesoura.

A opção “Suavizar” deixará o contorno da figura mais delineado ao clicar sobre ela, o que é ideal para figuras que não precisem de muita precisão.

Em “Enevoar Bordas”, defina a distância do contorno que será adicionada ao recorte, como uma névoa ao redor dele.

A seleção “Borda interativa” exibe previamente o contorno que será adicionado ao soltar o botão, permitindo a você saber se algum erro acontecerá antes mesmo de inserir a nova guia.

Inicialmente, você poderá encontrar alguma dificuldade em realizar o recorte de imagens mais difíceis, com linhas mais minuciosas. Mas praticando um pouco e conhecendo melhor as funções do programa, sem dúvida você estará dominando-as em pouco tempo.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!