Os melhores programas para imagens

6 min de leitura
Imagem de: Os melhores programas para imagens

Hoje, mais do que nunca, vivemos em uma época em que imagem é tudo. Sendo assim, os programas de imagens estão sendo altamente procurados por muitas pessoas, seja para fazer ilustrações, criar álbuns, redimensionar e editar imagens ou simplesmente compartilhar com os amigos.

Por isso, fizemos uma seleção com os melhores programas de imagens, divididos em diversas categorias. É claro que praticamente 90% desta seleção são programas gratuitos (e os que são pagos estão em categorias separadas). Então dê uma olhada e aproveite!


Editor de Imagens Pago


Adobe Photoshop — O programa é lei quando se fala em edição de imagens. Conquistou a sua fama com total merecimento, afinal é o mais profissional editor de imagens e, mesmo assim, não perde a sua interface simples e prática. Na verdade, a cada nova versão, o programa sempre traz novidades que facilitam o uso de usuários ainda novatos no Photoshop.

O novo Photoshop traz uma porção de novidades.

A sua integração com a linha de aplicativos da Adobe é fantástica, sendo que você pode até mesmo criar objetos em 3D (a partir da versão CS4) e exportar para um projeto do Adobe After Effects, por exemplo. Se você procura por um editor profissional e que dá resultados excelentes, com certeza você deve optar pelo Photoshop. Confira tutoriais para Photoshop clicando aqui.


Editor de Imagens Gratuito


The Gimp — É um ótimo substituto do famoso e pago editor de imagens da Adobe listado logo acima. Sendo assim, é possível dizer que o Gimp é uma alternativa grátis ao Photoshop, já que traz uma grande variedade de ferramentas fiéis ao programa da Adobe.

Janelas separadas é a peculiaridade do editor.

O programa traz, ao menos, as funções mais comuns do Photoshop, como ferramentas de seleção, pincéis, degradês, texturas e até mesmo vetores. Além de tudo, diversas provas do que pode ser feito com o Gimp são encontradas aqui no Baixaki, com uma grande quantidade de tutoriais feitos pela equipe. Veja os tutoriais para o Gimp aqui. Grátis e excelente!


Editor de Imagens Simples


Paint.Net é um ótimo substituto para os outros editores mais complicados.Paint.Net —Se o que você procura é um editor muito mais simples, para realizar coisas menores e mais práticas, uma boa opção é o Paint.Net. O programa acaba sendo um ótimo substituto para o Paint do Windows, pois oferece muito mais ferramentas e, por ser em código aberto, tem uma grande quantidade de plugins que podem ser baixados para utilizar com ele.

Além disso, traz várias ferramentas muito boas e é possível trabalhar com camadas e filtros através dele.


Para criar álbuns, organizar fotos e compartilhá-las.


Picasa — Com certeza o programa mais famoso para organizar fotos. Com ele você pode organizar facilmente as suas imagens com praticidade e dinamismo, através de pastas e classificações. Além disso, é possível realizar edições e ajustes básicos em suas fotos, removendo os olhos vermelhos, rotacionando e até mesmo fazendo colagens.

Picasa é um dos melhores programas para se organizar com suas fotos.

Depois de tudo isso, você pode enviar as suas fotos para o álbum do Picasa e compartilhar com os seus amigos na internet, bastando ter uma conta no Google.


Apresentações de Slides


O Slide já é famoso no Orkut e no MySpace!Slide — No Slide você cria montagens, adiciona efeitos e edita as suas fotos online, para então criar apresentações de slides até mesmo com sons e desenhos. Depois disso é possível colocar o slide criado em uma página do Orkut ou MySpace.


Câmeras Digitais


Dê nome às suas fotos com muita facilidade!PicName — Se você não quer criar álbuns com as suas fotos, você pode simplesmente deixá-las organizadas em pastas assim que você baixá-las da câmera digital. O programa servirá para auxiliá-lo a renomear, girar, deletar ou colocar as suas imagens nos mais variados formatos e tamanhos. E é lógico que você faz isso tudo automaticamente, programando vários arquivos de uma vez só.


Captura de Imagem (Print Screen)


ScreenHunter fez fama com sua praticidade e utilidade.ScreenHunter — Unânime pelos usuários do Baixaki, é votado como o melhor programa para tirar screenshots, ou melhor, para capturar a imagem que está na sua tela.

É possível configurar uma tecla em específico e, assim, realizar capturas da sua tela facilmente, seja de tudo, de apenas uma janela ou de uma área em específico.

Também é possível configurar para que as capturas sejam salvas diretamente em um arquivo ou apenas enviadas para a área de transferência.


Para converter o formato e redimensionar imagens


Fotosizer — Uma solução extremamente prática e realmente útil para reduzir o tamanho das fotos que você tirou em sua câmera de 7 (ou mais) megapixels. Mas para que reduzir? Muito simples: se você quiser compartilhar 50 fotos que tirou em uma festa, ficará um pouco pesado enviar tudo parar os seus amigos.

Redimensionamento fácil e rápido de imagens através do Fotosizer.

Então, ao invés de 150 MB de fotos você envia apenas 30. Além disso, na internet não se costuma utilizar tamanhos tão grandes de fotos (pelo menos não normalmente). Sendo assim, é muito mais útil e rápido reduzir as suas imagens antes. E o Fotosizer realiza a função perfeitamente e oferecendo diversas outras configurações, como a possibilidade de exportar em diversos formatos de imagem diferentes. Altamente recomendado.


Desenho Vetorial Pago


Desenhos vetoriais com o Illustrator.Adobe Illustrator — Antigamente quem reinava quando se falava em desenhos vetoriais era o Corel Draw (apesar de muitas pessoas ainda considerarem ele o melhor, pois é questão de preferência). Quando o Illustrator deu as caras com novas ferramentas e funções sensacionais, ganhou fama e passou a ser altamente utilizado por profissionais da área de Design e Publicidade, por exemplo. Entretanto, o programa é pago.


Desenho Vetorial Gratuito


Com o Inkscape você faz tudo que faz nos vetoriais pagos.Inkscape — Muitos usuários consideram este um programa fantástico para a utilização de vetores. Isso principalmente por ser grátis e, mesmo assim, trazer muitas ferramentas presentes em programas como o Corel Draw e o Adobe Illustrator. Nem a sua interface é muito diferente dos outros programas, não sendo difícil familiarizar-se com ele.

Além de tudo, o usuário tem total liberdade para criar os seus próprios efeitos manualmente. É claro que as ferramentas básicas para programas vetoriais estão disponíveis, como a edição de nós e a própria vetorização por exemplo.


Identidade Visual - Logomarca


Crie uma logo basicamente em 4 passos!Logo Ease — É um serviço online para criação de logos muito prático, que apresenta todas as ferramentas explicitamente. Ou seja, basta escolher uma imagem, personalizar com as cores desejadas, adicionar os textos e baixar a sua logo. Tudo direto e rápido.


Imagens em miniatura


Crie miniaturas sem ter trabalho algum.Batch Thumbs — Crie miniaturas automaticamente e em lote, ao invés de editar uma por uma. Assim fica muito mais fácil de criar e utilizar as imagens em seus sites com galerias de imagens. E ele até mesmo gera um HTML para você já com as miniaturas.


Como remover olhos vermelhos


Remova aqueles olhos avermelhados rapidinho!RedEye — Apesar de diversos editores / visualizadores de imagem já oferecerem a remoção simples de olhos vermelhos, nem sempre você consegue obter o resultado que deseja. Ou porque o programa falha na detecção, ou porque ele exagera e pinta tudo de preto, tirando a cor natural dos olhos. Com o RedEye você simplesmente diz para ele aonde está o olho e ele conserta rapidamente, mantendo a cor natural.


Visualizador de Imagens


IrfanView — Para quem não gosta dos visualizadores de imagem do Windows, pois acha-os pesados, uma boa opção é o IrfanView. O programa é leve e não requer grandes conhecimentos. Oferece as mais variadas formas de apresentação de fotos, que pode ser manual ou em slides. Também tem opções simples de edição, aplicação de efeitos e conversão. Com certeza um dos melhores visualizadores de imagens.

Aplique até mesmo efeitos através do programa.


Para fotos panorâmicas


Photosynth inova nas fotografias online.Photosynth — Essa novidade da Microsoft é, no mínimo, muito curiosa. Trata-se de um serviço online em que é possível enviar as suas imagens seqüenciais (em altíssima resolução, é claro) para uma conta que você cria no site. Assim, o programa automaticamente analisa tudo e cria uma panorâmica perfeita com as suas fotos, podendo depois navegar em três dimensões por elas.

A invenção da Microsoft é genial!


Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.