O que é Clipping?

1 min de leitura
Imagem de: O que é Clipping?

Quem é aficionado por jogos ou filmes cheios de cenas feitas com o auxílio da computação gráfica, às vezes, nem imaginam que na maioria delas a técnica do Clipping está presente. No desenvolvimento de games ou cenas de propagandas, filmes ou animações o Clipping geralmente é utilizado para poupar tempo e trabalho do equipamento que faz a leitura do algoritmo utilizado.

Corte exato.Portando, Clipping nada mais é do que tratar uma imagem para que nela apareça somente aquilo que deve aparecer, em outras palavras significa, recortar objetos para manter as partes que podem ser vistas e retirar o que não pode. Em uma cena tri-dimensional, por exemplo, não é possível ver todas as superfícies de todos os objetos, pois suas faces se sobrepõem de acordo com o ângulo de visão.

O Clipping serve para evitar que os objetos, ou partes destes, fiquem visíveis, pois se isso acontecer o efeito 3D pode ficar prejudicado ou com aspecto estranho. O Clipping é importante também nos processos de renderização 3D, ou seja, criação de imagens 3D a partir de modelos 2D, porque ajuda a evitar falhas.

Além do Clipping, há a técnica do Culling. A qual consiste em ao invés de recortar o que não vai aparecer na imagem, ela faz a deleção do que não será renderizado – visto pelo jogador ou espectador. Por exemplo, um edifício que será visto apenas de frente, com a sua parte de trás não precisa ser renderizada o que poupa tempo e trabalho da máquina.

Impotância do Clipping nos gamesGames com mais qualidade.

Um Clipping bem feito, principalmente nos games, possibilita a maximização e/ou melhora da quantidade de Frames por segundo e, conseqüentemente a qualidade visual da imagem.

Em jogos 2D, por exemplo, se você quiser dar um Zoom apenas na parte superior da tela para mostrar um certo elemento da imagem, com o Clipping, é possível que seu computador perca menos tempo realizando os cálculos para esta tarefa. Isso acontece porque apenas algumas partes participam da animação, desta forma seu computador trabalha mais rapidamente.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.