Photoshop: Recorte imagens, mude fundos e aplique filtros

Aprenda a recortar imagens com as duas principais ferramentas do Adobe Photoshop! Troque fundos e muito mais!
  • Visualizações304.123 visualizações
Por Luísa Barwinski em 4 de Dezembro de 2008

Muitas vezes precisamos recortar partes de uma imagem. Existem várias maneiras de fazê-lo, no tutorial de Photoshop de hoje vamos aprender dois dos principais jeitos de recortar imagens: o Laço e a Varinha Mágica. Neste tutorial foi usada a versão CS3 do Adobe Photoshop.

Escolha suas fotos, abra o Photoshop e mãos à obra!

Recortando com a Varinha Mágica

1) Primeiro escolha uma foto com um fundo para ser recortado e abra no Photoshop.

2) Duplique a camada do fundo. Normalmente a imagem está bloqueada, portanto, você nao vai conseguir fazer qualquer edição nesta primeira camada. Para duplicar, clique com o botão da direita em cima da camada e depois em "Duplicate layer". Se preferir atalhos, CTRL+ J no teclado resolverá.

3) Com a imagem já duplicada, apague a original. Clique com o botão da direita e selecione "Delete Layer".

4) Depois de ter deletado a camada original, é hora de apagar o fundo. Selecione a ferramenta "Varinha Mágica" e clique em algum ponto do fundo. No caso da fotografia de exemplo, temos vários tons de azul. A varinha não seleciona tudo, afinal o nível de tolerância de cores dela está em 25 ou 32 conforme o seu Photoshop. Neste tutorial estamos trabalhando com o número 20 para que as cores não se misturem. Para selecionar áreas com cores diferentes, mantenha o botão "Shift" do teclado pressionado enquanto clica nas partes do fundo que quer apagar. Depois que selecionar tudo, pode apertar "Delete" no teclado.


5)Note que ainda há espaços com preenchimento de cor entre os cabelos. Repita o passo 4 para apagar.Pode ser que não fique exato, neste caso será melhor apagar. Com a ferramenta borracha, apague os fios de cabelo que não tenham ficado bons depois de apagar o fundo. O atalho para a borracha no teclado, é a tecla "E".

6) A borda da imagem pode ficar serrilhada. Utilize a desfocagem para suavizar. O atalho no teclado para esta ferramenta é a tecla "R".

7) Agora a sua imagem está pronta para receber qualquer fundo ou ficar sem nenhum. Tudo depende do que você quer para ela. Para colocar um novo fundo, selecione qual imagem você quer e selecione tudo com o comando CTRL + A no teclado. Copie com o CTRL + C e volte para a imagem que já está com o fundo recortado. Pressione CTRL + V e arraste a camada para baixo da camada sem fundo.

8) Você ainda pode mudar o lugar em que a foto estava, arrastando com a ferramenta mover. Use a tecla "V" no teclado como atalho. Depois que terminar tudo, salve e mostre para os seus amigos!


Recortando com o Laço

1) Assim como o primeiro passo do recorte com a varinha mágica, escolha uma imagem e abra no Photoshop.

2) Duplique a camada original e delete a primeira.


3) Selecione a ferramenta "Laço" na barra de ferramentas ou tecle "L" para usar um atalho.O Laço é uma ferramenta mais precisa, em que você controla qual é o formato que quer selecionar. Com a varinha mágica corre-se o risco de recortar o que não é necessário. Digamos que queremos só o tonel de óleo desta foto. Usaremos a ferramenta "Laço Poligonal" para recortá-lo. O Laço Poligonal é uma ferramenta para recorte a mão livre, mas mantém pontos, o que faz a imagem não ficar muito feia ou irregular.

4) Depois que selecionar o tonel você pode aplicar qualquer efeito nele. Pode mudar de cor, retirar a saturação, aplicar filtros e muito mais. Para isso, mantenha-o selecionado. Neste tutorial, vamos aplicar o filtro de movimento no fundo. Calma, você não vai precisar selecionar tudo manualmente. Tendo o tonel selecionado, pressione SHIFT + CTRL + I para inverter a seleção.


5) Vá até "Filtros", em seguida "Desenfoque" e aplique o "Desenfoque de Movimento". Pronto! Agora salve em JPG e a imagem está pronta para qualquer coisa que você quiser fazer!


Até o próximo tutorial, baixanautas!

 

 

 

 

 

 

 

 



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!