Google: como buscar imagens de forma ninja

2 min de leitura
Imagem de: Google: como buscar imagens de forma ninja

O sistema de buscas da Google é um dos mais diferenciados que existem, pois visa facilitar a vida de quem o utiliza com vários recursos. Se você gosta de usar o site para pesquisar por fotos, fique ligado neste tutorial com diferentes dicas. Ao pesquisar por uma imagem utilizando o Google, você tem uma série de opções para refinar os resultados, as quais ficam dispostas em um painel à esquerda. Confira a seguir cada uma delas.

Defina a data

Você pode peneirar imagens pela data delas (ou seja, a data em que foram publicadas na internet). Há duas opções com intervalos de tempo definidos (“Nas últimas 24 horas” e “Na última semana”), além da possibilidade de você estipular um período — para isso, basta clicar em “Intervalo personalizado...” e digitar as datas de início e fim. Caso você não queira filtrar os resultados utilizando esse critério, basta clicar em “Em qualquer data”.

Separe por assuntos

O sistema de busca do Google é capaz de identificar palavras-chaves similares, utilizando-as como referência para a criação de grupos de resultados. No caso de imagens, o algoritmo funciona de maneira parecida, utilizando a disposição dos pixels para criar relações entre imagens e os termos utilizados.

Portanto, ao fazer uma pesquisa por imagens no Google, preste atenção no link “Por assunto”. Ao clicar nele, os resultados são organizados em diferentes conjuntos. Ao clicar em uma das opções, uma nova pesquisa é feita com os termos relacionados ao assunto escolhido.

Do tamanho que você quer

Também é possível, na busca do Google, especificar o tamanho das imagens. Além de poder clicar em “Grande”, “Médio” e “Ícone”, você pode especificar precisamente o tamanho desejado em “Maior que...” e “Exatamente...”.

Também é possível definir as cores

Logo abaixo das opções de tamanho, há as definições de cores. Com elas, é possível filtrar os resultados em imagens coloridas, em tons de preto e branco ou em uma cor específica que você queira, bastando explorar a paleta disponível.

Até mesmo rosto, se você quiser

Na busca de imagens do Google, você pode pesquisar por conteúdos específicos. As opções incluem rostos, fotos, clip arts e desenho linear. Veja na imagem abaixo como selecionar o conteúdo desejado.

Finalizando, o detalhe do tamanho

A última opção que você tem para refinar a busca por imagens no Google refere-se à exibição dos resultados, pois você pode optar por exibi-los já com a indicação do tamanho em um pequeno quadro no canto inferior esquerdo da respectiva miniatura, como você confere na imagem abaixo.

Sem palavras? Pesquise imagens semelhantes

Um diferencial muito interessante da busca do Google é que você nem precisa utilizar palavras-chave para pesquisar imagens. Se você arrastar um arquivo até a caixa de pesquisa, o mecanismo vai procurar por resultados semelhantes, e você ainda pode optar por pesquisar imagens de tamanho parecido ou de aparência similar ao original que você arrastou.

.....

Essas foram algumas dicas para você pesquisar por imagens com mais facilidade ao usar o Google. Esperamos ter ajudado você e até a próxima leitura.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.