Photoshop: Crie seus próprios cartões de Natal!

5 min de leitura
Imagem de: Photoshop: Crie seus próprios cartões de Natal!

As festas de final de ano estão chegando e você não encontrou nenhum cartão que fosse do seu gosto? Pois então faça você mesmo o seu usando o Photoshop CS4! Além de poder usar as imagens que você quiser, o cartão ficara com o seu jeito e a mensagem pode ser a que você escolher. Personalize da capa ao conteúdo em passos muito simples.

Abra seu Photoshop CS4 e mãos à obra!

Parte Exterior:

1) Crie um novo documento. No primeiro menu suspenso, escolha “International Paper” (Papel internacional) e em seguida A4. Utilize a folha A4 para que você consiga imprimir em casa.


2)  Tecle CTRL + R para ativar as réguas. Agora, determine o meio da página com uma linha horizontal: clique na régua de cima e arraste. A linha azul clara deve ficar próxima do número 14 na régua vertical.


3)  Agora vá até o Google e busque as imagens que preferir para montar seu cartão. Se já as tiver no seu computador, é hora de abri-las. Se for pegar da internet, pode escolher entre copiar a imagem ou salvá-las no seu disco rígido.

4)  Vamos começar a cuidar dessas imagens que você escolheu. Se elas tiverem fundo branco, primeiro delete a camada de fundo clicando com o botão da direita em seguida “Delete Layer” (Deletar camada). Depois, com a ferramenta varinha mágica (tecle W no teclado para usar o atalho), clique no branco do fundo para selecionar e apagá-lo.



5)  Selecione tudo teclado CTRL + A e copie com CTRL + C. Volte na janela em que você estava montando seu cartão e cole com CTRL + V. Se a sua imagem ficou pequena como esta, você pode aumentá-la. Aperte CTRL + T e aumente para o tamanho que quiser; você ainda pode girar a imagem colocando o mouse nos cantos e arrastando. Quando terminar, aperte ENTER.


6)  Feito isso, agora você pode repetir este processo com outras imagens que tiver no seu computador.

7)  Agora vamos utilizar formas para dar cor e variedade de estilos no seu cartão. Selecione a ferramenta para criação de formas geométricas. Mantenha o clique pressionado para ver as opções de formas e selecione a que lhe agradar. Lembre-se de que a escolher a cor certa faz toda a diferença. Neste caso, vamos usar um vermelho escuro.



8)  Podemos usar várias imagens. Por exemplo, o enfeite de bola. Repita o Passo 4 para remover o fundo da imagem. Por hora vamos deixá-la pequeno para não conflitar com a imagem grande da árvore. Tecle CTRL + J para duplicar a camada. Faça quantas vezes preferir só tome cuidado para não exagerar.

9)  Escolha uma delas (ou todas) para alterar a cor. Selecione a camada correspondente à bolinha que você quer mudar a cor. Clique em “Image” (imagem), depois em “Adjustments” (Ajustes) e por último em “Color Balance” (Equilíbrio de Cores). Altere as opções até que a bolinha fique da cor que você preferir. Lembre-se que existem as opções “Shadow” (sombra), “Midtones” (Tons médios) e “Highlights” (Cores claras), será necessário alterar em cada uma delas para que o efeito se torne mais real.
Observação: você pode recortar partes de imagens para repeti-las no seu cartão. Selecione coma ferramenta Laço para delimitar o pedaço da imagem que você quer.



10) Depois, é só organizar da maneira que achar melhor. Agora vamos adicionar texto. Clique na ferramenta texto e selecione as opções de cor e fonte que você achar melhor. Para este cartão, foi utilizada a fonte Candara, tamanho 54pt.


11) Para adicionar o gorro do Papai Noel no seu cartão, faça o mesmo processo que fez com as outras imagens. Depois que encontrar a posição correta, pressione CTRL + T e em seguida o botão de transformação livre. A sua imagem deve ficar como o exemplo 2. Arraste os cantos e as hastes com bolinhas nas pontas para direcionar o gorro de modo que ele pareça estar em perspectiva.


Parte Interior:

1) Agora que já tempos a capa criada, vamos desenvolver a parte interior do cartão. Crie uma nova página e repita os passos 1 e 2 da parte exterior.

2) Importe as imagens que você escolher e recorte-as utilizando o passo 4 da parte exterior.

3) Como se trata da parte em que você vai escrever, lembre-se de manter a opacidade baixa. Faça as alterações necessárias na imagem usando o passo 4, em seguida selecione a camada e na janela “Layers” (Camadas) coloque o valor do campo “Opacity” (Opacidade) em 50% ou menos.

4) No interior, você pode dar um tratamento especial à imagem. Clique em “Filters”, “Artistic” e depois em “Cutout” (veja a imagem). Acesse a mesma opção de filtros mas clique em “Poster Edges” (Posterizar bordas), veja a imagem para configurar. Por último, vá em “Filters”, “Distort” (Distorcer) e depois em “Diffuse Glow” (Brilho difuso). A sua imagem deve ficar parecida com a da imagem abaixo. Não esqueça de reduzir a opacidade.



5) A ferramenta livre de transformação também funciona em formas geométricas. Pressione CTRL + T e o botão para a transformação citado no passo 11 da parte exterior e modele à vontade.

6)    Para finalizar, se quiser crie linhas com a ferramenta Texto para escrever sua mensagem à mão. Clique e arraste para criar uma caixa de texto e faça vários traços embaixo (underline). Pressione CTRL + T e gire para ficar do formato do seu cartão e aperte ENTER. Você ainda pode digitar a sua mensagem, se preferir.



Repita os passos quantas vezes achar necessário. A quantidade de repetições dependerá da quantidade de imagens que você decidir usar. Quando terminar, salve em JPG e imprima! Lembre-se apenas de virar a folha de modo que o lado em branco fique para cima. Assim a sua impressão frente e verso ficará correta. Use sua criatividade e faça vários cartões de natal para distribuir entre seus amigos e familiares, será uma boa forma de presenteá-los.



Se você preferir, existem outras maneiras de fazer seu cartão de Natal. Os programas MonkeyPhoto e Photo Card Maker são boas opções para quem prefere fazer seus cartões com o auxílio de programas específicos. E pra quem já os quer prontos, os Cartões de Natal: Árvore 2 e Cartão de Natal: Árvore 3 são outras opções bastante práticas.

Se você gostou deste cartão e quer baixá-lo, clique aqui!

Fiquem ligados para mais atividades utilizando o Photoshop! Até a próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.