IFA 2014: o que esperar da maior feira de eletrônicos da Europa

7 min de leitura
Imagem de: IFA 2014: o que esperar da maior feira de eletrônicos da Europa

A Internationale Funkausstellung Berlin (Exibição Internacional de Rádio de Berlim, ou simplesmente IFA) é um dos eventos mais importantes e antigos do mundo da tecnologia. Criada no distante ano de 1924, a feira foi palco para demonstrações dos primeiros sistemas televisivos e de sistemas de gravação pioneiros, entre outras tecnologias que se provaram revolucionárias.

Em 2014, a IFA vai permitir que o público e a mídia especializada vejam as últimas palavras em smartphones, tablets, televisores e diversos outros tipos de dispositivos eletrônicos — incluindo áreas dedicadas exclusivamente a eletrodomésticos. Como já é de costume, o TecMundo vai acompanhar de perto tudo o que acontece e vai contar com uma equipe local para trazer em primeira mão o que você precisa saber sobre todas essas novidades.

Neste artigo, você confere uma pequena prévia do que podemos esperar da IFA 2014, incluindo tanto rumores quanto informações já confirmadas (ou praticamente certas). Vale notar que, como ainda faltam algumas semanas até o início do evento, algum grande anúncio ainda pode surgir até que isso aconteça.

Samsung

Embora a empresa sul-coreana deva trazer ao evento impressoras, softwares de fotografia e outras espécies de aparelhos, há um nome específico que chama a atenção entre seu portfólio: o Galaxy Note 4. O dispositivo, que vai ser revelado oficialmente durante o evento Unpacked marcado para o dia 3 de setembro, deve se provar um dos melhores phablets do ano em matéria de desempenho.

Outro produto que deve estar presente no evento é o Galaxy Alpha, cujo anuncio oficial ocorreu recentemente. Embora o aparelho peque em algumas de suas específicas (como no display com resolução 1280x720 pixels), seu corpo feito em materiais metálicos deve torná-lo uma opção atraente para quem procura um smartphone de alto desempenho.

No entanto, o produto não deve ser a única estrela do show, que também deve marcar o anúncio do Samsung Gear Solo, novo smartwatch da companhia. A principal diferença do gadget em relação a seus antecessores deve ser a presença de uma entrada para cartões SIM, o que vai permitir realizar ligações e acessar a internet sem o auxílio de um aparelho adicional.

Outros produtos bastante esperados são o Gear Glass — opção da Samsung para o Google Glass — e o Gear VR, óculos de realidade virtual inspirados no popular Oculus Rift. Para completar, é praticamente garantida a presença de novos tablets, câmeras fotográficas com funções inteligentes e outros produtos variados.

Sony

Durante sua conferência de imprensa programada para o dia 3 de setembro, a Sony deve anunciar ao menos dois smartphones novos: o Xperia Z3 e sua versão Compact. Enquanto o primeiro deve se tornar o novo produto “top de linha” da empresa (com um hardware ligeiramente atualizado em relação ao Z2), o segundo deve apresentar especificações semelhantes acompanhadas por uma tela mais modesta.

A empresa japonesa também deve aproveitar o evento para atualizar sua linha de tablets e apresentar ao público um novo smartwatch — e talvez uma nova versão de sua Smartband. Também não deve ser nenhuma surpresa se a companhia anunciar novos produtos relacionados à área da fotografia (incluindo acessórios para smartphones) e reservar um espaço em seu estande para a linha PlayStation e para o Project Morpheus.

Microsoft

Embora a empresa comandada por Satya Nadella costume reservar grandes anúncios a eventos próprios, ela reservou algumas surpresas para a IFA 2014. Rumores dão como praticamente certo anúncio do Nokia Lumia 730 e do Nokia Lumia 830, algo que deve acontecer no dia 4 de setembro.

Enquanto o primeiro deve se tratar de um modelo mais discreto — cuja principal característica deve ser capturar “selfies” com boa qualidade —, o segundo deve se tratar do primeiro modelo intermediário a apresentar o sistema PureView.

Em matéria de hardware, o Lumia 730 deve apresentar um display de 4,7 polegadas (1280x720 pixels), o processador Snapdragon 400 SoC, 1 GB de RAM, câmera traseira de 6,7 megapixels e câmera frontal de 5 megapixels. Já o Lumia 830 deve apresentar o processador Snapdragon 800 SoC e um sensor fotográfico de 13 megapixels, embora o resto de suas especificações ainda permaneça um mistério.

LG

Em 2013, a LG aproveitou a IFA para apresentar sua primeira TV OLED que pode ser encaixada em uma parede — sistema conhecido como Gallery. Este ano, a empresa deve continuar apostando em tecnologias do tipo, cujo preço finalmente deve alcançar um patamar que as tornem acessíveis a uma fatia maior do público consumidor.

A companhia também deve apostar em novas opções de aparelhos com display 4K, dando destaque a seu sistema operacional WebOS. Por fim, a companhia não deve apresentar muitas novidades no campo dos smartphones, trazendo ao evento aparelhos já conhecidos, como o LG G3.

Huawei

A Huawei deve ser outra empresa a anunciar um novo smartphone top de linha durante um evento marcado para o dia 4 de setembro. Rumores indicam que o dispositivo — que pode ficar conhecido como Ascend D3 — deve apresentar um acabamento metálico e um hardware capaz de rivalizar facilmente as opções mais poderosas de outras fabricantes.

Pelo que é possível computar das informações divulgadas até o momento, o aparelho deve apresentar uma tela de 6 polegadas (2560x1440 pixels), 3 GB de memória RAM e um processador Kirin 920 octa-core. Além disso, o dispositivo deve apresentar um sensor fotográfico traseiro de 13 megapixels e uma lente frontal com 5 megapixels.

Rumores também indicam o anúncio de uma versão “simplificada” do smartphone, com um display com resolução 1920x1080 pixels e 2 GB de RAM. No quesito software, ambos devem apresentar uma versão bastante modificada do sistema operacional Android 4.4 KitKat, cortesia da interface Emotion desenvolvida pela Huawei.

ASUS

O principal destaque da coletiva da ASUS, marcada para o dia 3 de setembro, deve ser o smartwatch fabricado pela companhia. Embora as especificações do acessório ainda não sejam conhecidas, ele deve apresentar o sistema operacional Android Wear e um design visual que promete ser atrativo tanto para fãs do mundo da tecnologia quanto por quem não acompanha esse universo.

Rumores indicam que o produto deve custar entre US$ 99 e US$ 149, e há a possibilidade de que mais de uma versão seja anunciada pela fabricante. Já as demais novidades preparadas pela companhia permanecem um mistério — embora ela já tenha confirmado que está trabalhando em novos produtos da linha ZenFone, há chances de que eles só sejam apresentados ao público durante a CES 2015. Por fim, podemos esperar diversos tablets com processador Intel e os sistemas operacionais Android e Windows 8.1 no espaço da companhia.

Motorola

Como a Motorola tem mais foco no mercado norte-americano do que no europeu, ainda é incerto o que a companhia pode trazer à IFA 2014. No entanto, há chances de que o Moto X+1 (ou Moto X2) possa estar presente no evento — o anúncio oficial do aparelho deve acontecer durante uma conferência marcada para o dia 4 de setembro em Chicago.

Rumores indicam que, embora o aparelho não deva apresentar um hardware “top de linha”, ele deve ter poder suficiente para satisfazer os consumidores interessados. Até o momento, foi divulgado que o smartphone deve contar com o processador Snapdragon 800 (2,2 GHz), 2 GB de memória RAM, câmera traseira de 12 megapixels e uma tela de 5,2 polegadas com resolução 1080p.

Outro produto que deve chamar a atenção caso sua presença seja confirmada é o smartwatch Moto 360. Com um visual atrativo, o produto deve ser um dos primeiros dispositivos de sua categoria a mostrar as possibilidades oferecidas pelo sistema operacional Android Wear.

Philips

Embora a Philips deva dedicar grande parte de seu espaço a produtos de uso doméstico, a companhia também deve dar atenção especial à sua linha de televisores Ambilight, produzida pela joint-venture TP Vision. Entre as novidades esperadas para o evento está um monitor de 40 polegadas com resolução 4K com aspecto de imagem 21:9.

A companhia também deve focar em sua tecnologia de Smart TVs, que traz aos consumidores acesso a diversos aplicativos disponíveis através da loja Google Play. Com a aproximação entre o portal de apps próprios à companhia e o sistema Android, consumidores que apostarem na série de televisores 8.000 devem encontrar uma grande variedade de conteúdos compatíveis tanto com a resolução 4K quanto com o padrão 1080p.

Outras companhias

Assim como aconteceu na edição 2013 da IFA, o destaque geral do evento devem ser os televisores, especificamente aqueles capazes de trabalhar com a resolução 4K. Nomes como Toshiba e Panasonic devem continuar investindo nesse padrão e apresentar produtos mais acessíveis do que os vistos no ano passado — com grandes chances de apresentar modelos com características curvas.

Produtos vestíveis — especialmente smartwatches — também devem ganhar destaque. Nesse campo, a Google deve reinar sem grandes concorrentes com o sistema Android Wear, que deve ser a opção adotada pela maioria das participantes da feira eletrônica.

Para completar, quase todos os grandes nomes do mundo da tecnologia devem trazer alguma novidade na área das casas inteligentes. A palavra-chave nesse sentido deve ser “conectividade”, o que deve se traduzir em eletrodomésticos que conversam entre si e aplicativos para smartphones que facilitam a realização de atividades cotidianas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.