HDMI 2.0 é anunciado oficialmente com suporte a resolução 4K e até 60 fps

1 min de leitura
Imagem de: HDMI 2.0 é anunciado oficialmente com suporte a resolução 4K e até 60 fps

(Fonte da imagem: Reprodução/Gizmodo)

Bem a tempo de aproveitar o início da distribuição das novas TVs Ultra HD, a HDMI Licensing anunciou oficialmente sua nova tecnologia HDMI 2.0. As especificações do recurso aumentam a largura da banda de dados, suportando resoluções de vídeo mais altas do que os atuais 1080p predominantes, e trazem capacidades adicionais para impulsionar a próxima geração de dispositivos de entretenimento.

O HDMI 2.0 permite um tráfego de dados de até 18 Gbps, o que dá espaço suficiente para carregar uma resolução de 3840x2160 em até 60 fps. Como a maioria já deve saber, essa qualidade de imagens é conhecida como 4K e oferece até quatro vezes o nível de detalhes dos 1080p.

Além de vídeos de altíssima resolução, a nova tecnologia de cabos dá suporte a até 32 canais de áudio e conta com outros atrativos, como sincronização automática de som e imagem e extensões CEC adicionais. Outro ponto importante é que o conector físico não foi alterado, o que torna o HDMI 2.0 retrocompatível com os aparelhos atuais.

Não precisa fazer nada

Segundo a HDMI Licensing, algumas pessoas sequer precisarão trocar seus cabos para usufruir da novidade, já que os fios de alta velocidade atuais que se enquadrarem na Categoria 2 são capazes de suportar o aumento no tráfego de dados. A empresa deve fornecer mais informações sobre a nova tecnologia durante uma conferência na IFA 2013.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.