O que esperar da IFA 2012?

4 min de leitura
Imagem de: O que esperar da IFA 2012?

(Fonte da imagem: Reprodução/IFA 2012)

Entre os dias 31 de agosto e 5 de setembro, Berlim vai sediar a edição 2012 da IFA, uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo. Os principais aparelhos que serão lançados até o final deste ano e começo de 2013 estarão expostos nos estandes das empresas participantes – o que inclui as maiores fabricantes de computadores, tablets e smartphones da atualidade.

Mas o que deve ser mostrado na feira? O Tecmundo compilou as maiores expectativas e as trouxe para vocês. Será que a sua empresa favorita está pronta para lançar um novo smartphone poderoso? Confira agora mesmo.

1. Tablets

É impossível dizer que os tablets não estão no foco das fabricantes. A corrida pela segunda colocação no mercado – a Apple continua soberana na liderança – faz com que algumas empresas apostem em telas de alta qualidade e outras em preços. Neste ano, além dos tradicionais aparelhos Android, é bem possível que tenhamos também a presença dos tablets com Windows 8 e Windows RT.

(Fonte da imagem: Divulgação/Microsoft)

Isso mesmo, o Microsoft Surface pode aparecer nos estandes de algumas fabricantes, mostrando os principais recursos que estarão presentes no sistema operacional Windows RT e também nos tablets com a versão completa do Windows, criada para rodar em aparelhos com processador Intel.

Voltando aos Androids, vários tablets devem ser mostrados em Berlim. Espera-se a presença dos novos Sony Xperia e também alguns híbridos da Asus, que podem voltar a movimentar o mercado. Outras empresas que devem mostrar dispositivos são a Toshiba e a Acer, com versões que possam concorrer com o Google Nexus 7.

2. Smartphones

Ainda é cedo para esperar que um Samsung Galaxy S4 seja mostrado ao público. Mesmo assim, é muito provável que a empresa sul-coreana aproveite a IFA para exibir seu catálogo renovado, com celulares de baixo custo que irão substituir a atual geração de aparelhos. O que não pode ser esquecido é que o grande foco da IFA 2012 (em relação aos smartphones) é o Galaxy S3.

(Fonte da imagem: Reprodução/ePrice)

Isso não é relacionado ao aparelho em si, mas ao fato de que ele é o nome a ser batido pelas concorrentes. LG, Sony e Motorola devem aparecer com smartphones equipados com processador quad-core e câmeras mais potentes. O grande mistério é em relação ao tamanho das telas, pois não se sabe se as empresas vão apostar em telas grandes, assim como fez a Samsung.

O que também deve ser bem visível no evento são os smartphones com Windows Phone 8. Mesmo sem a presença da Nokia (maior parceira da Microsoft no mercado Mobile) na IFA 2012, não é de se duvidar que alguns aparelhos sejam mostrados por outras fabricantes.

3. Phablets

No ano passado, um dos grandes nomes da IFA foi o Samsung Galaxy Note, que mesclava algumas funções de smartphones com outras de tablets em uma estrutura de dimensões medianas. O aparelho fez bastante sucesso e chamou a atenção do mercado, que deve ser abastecido com novos dispositivos similares.

Nova versão do Galaxy Note não deve ser diferente do original (Fonte da imagem: Divulgação/Samsung)

Para a IFA deste ano, espera-se que a Samsung apareça novamente com o Galaxy Note 2, que deve ter o hardware melhorado, mas sem muitas modificações no design. Outro nome que deve ser anunciado é o LG Intuition, que pode ser o primeiro grande concorrente da Samsung nesse nicho. Outros grandes nomes ainda não foram cogitados para o evento.

4. Câmeras digitais com Android

O Android está em todos os lugares. A prova para tal afirmação está nos novos dispositivos que surgem com o sistema operacional. Depois de serem mostrados smartphones, tablets e até mesmo geladeiras, agora é a vez das câmeras digitais serem equipadas com o Android. A Nikon já anunciou o seu modelo e ele pode ser mostrado na IFA 2012.

(Fonte da imagem: DIvulgação/Nikon)

Outra empresa que pode estar em vias de anunciar sua versão de câmera digital equipada com o Android é a Samsung. Segundo alguns rumores divulgados nos últimos dias, é bem possível que uma câmera baseada no Galaxy S3 seja anunciada em breve – e isso também pode ocorrer durante a feira de Berlim, na próxima semana.

5.  Notebooks e ultrabooks

Nem só de produtos mobile é que se alimenta a IFA. Computadores também devem ser mostrados por algumas das principais empresas do mundo. Notebooks de última geração devem chegar com configurações interessantes, que começam nos processadores mais modernos da AMD e da Intel, somados às placas de vídeo mais potentes do mercado.

(Fonte da imagem: Divulgação/Acer)

Os principais nomes do evento devem ser os já tradicionais Acer, ASUS e Lenovo, que todo ano renovam seus catálogos com aparelhos mais poderosos e econômicos. A Samsung também deve ter bons anúncios nesse nicho, mas é mais provável que ela foque seus esforços no mercado de ultrabooks. Além das já citadas, diversas outras fabricantes devem mostrar suas armas em Berlim.

.....

Como você pode ver, em praticamente todos os principais segmentos analisados o nome da Samsung aparece. A empresa sul-coreana quer reafirmar seu domínio no mercado de eletrônicos e não mede esforços para isso, o que é excelente para os consumidores, que acabam sendo presenteados por ótimos aparelhos – da Samsung e das concorrentes, que acompanham a líder.

Você pode ter sentido falta da Apple e da Nokia, mas é necessário deixar claro que as duas empresas não estarão presentes na IFA 2012. Mesmo assim, a feira deve ser incrível, com centenas de anúncios imperdíveis. Fique ligado aqui no Tecmundo, pois nossa equipe estará em Berlim para acompanhar o que acontece de mais interessante no evento.

Fonte: IB Times, Phone Arena, Slash Gear e Tech Radar

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.