Escolha do Editor: os melhores gadgets da IFA 2011 segundo o Tecmundo

6 min de leitura
Imagem de: Escolha do Editor: os melhores gadgets da IFA 2011 segundo o Tecmundo

AmpliarIFA 2011 - Berlim, Alemanha (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com lançamentos de produtos e novas tecnologias, a IFA é a maior feira de eletrônicos da Europa e a segunda maior do mundo – perdendo apenas para a CES, em Las Vegas, EUA.

Tecmundo esteve na IFA 2011 e pôde conferir de perto grandes lançamentos de tablets, câmeras e smartphones. Alguns chamaram mais a atenção da mídia e dos visitantes, outros menos. Agora você confere quais foram os melhores gadgets da IFA 2011 na opinião do Tecmundo.

Smartphone: Sony Xperia Play

AmpliarSony Xperia Play (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Com muitos tablets e novas tecnologias, como a TV 3D sem óculos da Toshiba, a IFA 2011 foi bastante fraca em termos de smartphone. Também, passada a Mobile World Conference, que ocorreu em março na Espanha, as empresas precisam de tempo e fôlego para desenvolver novos modelos.

Como estrela dos celulares inteligentes, ficamos com o Sony Xperia Play que apesar de não ser bem uma novidade, conquistou a atenção dos curiosos visitantes da IFA.

Sonho de consumo de muitos gamers, o gadget possui uma tela multitoque de 4” e, seu grande diferencial, os controles físicos. Os botões se assemelham a joysticks e ajudam bastante na hora de controlar o jogos, permitindo uma precisão digna de video game.

O Sony Xperia Play já está disponível no Brasil a um preço médio de R$ 1,5 mil, variando conforme operadora e plano escolhidos.

Phoneblet: Samsung Galaxy Note

Ampliar

Samsung Galaxy Note (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O Samsung Galaxy Note, um gadget com tela de 5,3” HD Super AMOLED, funciona como um híbrido de tablet e smartphone, encaixando-se na categoria recém-nomeada Phoneblet.

O tijolão mais elegante da cidade é esquisito na hora de fazer ligações devido ao seu tamanho – a tela do iPhone, por exemplo, tem 3,5” –, mas supre a demanda de quem busca mais conteúdo de entretenimento, sejam jogos ou filmes. A tela maior é mais confortável na hora de visualizar e controlar os joguinhos, além de tornar a leitura de livros digitais ou mesmo de sites mais agradável.

Com uma canetinha, o gadget lembra um pouco os antigos Palms, mas sem perder o estilo. Com um belo acabamento e um hardware considerável, o Note roda o Android Gingerbread 2.3 e, durante os testes na IFA 2011, não decepcionou.

Não garantimos que o Galaxy Note vá caber em seu bolso – literalmente –, mas, sem levar em conta o preço (ainda não anunciado), esta é uma opção muito boa para quem deseja priorizar o entretenimento sem precisar comprar um celular mais simples para as ligações básicas.

Tablet: Samsung Galaxy Tab 7.7”

AmpliarSamsung Galaxy Tab 7.7" (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

No Brasil, a grande ameaça ao iPad era o Galaxy Tab. Em sua nova versão, de 7,7”, o tablet da Samsung deixa de ser um simples rival da Apple para ser o gadget que roubou o lugar do iPad.

Extremamente fino e muito, mas muito leve, o tablet traz um excelente acabamento, além de um hardware para ninguém colocar defeito e uma maravilhosa tela com resolução 1280 x 800, geralmente utilizada em tablets de 10”.

Com um processador de 1,4 GHz e rodando o HoneyComb 3.2, o tablet deixa para trás a performance boa pero no mucho de seu antecessor e prova que a Samsung não está para brincadeiras. Samsung Galaxy Tab 7.7”: os 335 gramas que podem destronar o iPad e surpreender até os maiores fãs da Apple.

Smart TV: Samsung Smart TV

AmpliarSamsung SmartTV (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

As fabricantes de TV estão completamente focadas na onda das Smart TVs. Entretanto, apesar de tantos modelos expostos pela IFA, foi a tecnologia da Samsung que mais chamou a atenção. O funcionamento da televisão inteligente da Samsung é rápido e traz menus intuitivos – não é preciso pensar muito para buscar um vídeo do YouTube ou acessar um aplicativo.

Para quem quer comodidade, um app gratuito conecta seu smartphone Android à televisão, funcionando como um controle remoto. Sincronizar o gadget à TV é fácil e o aplicativo oferece diversos padrões de controle para as atividades a serem realizadas no televisor.

E para os donos de TVs 3D, a boa notícia é a integração dos canais do YouTube com conteúdo em três dimensões. Apesar da junção das lojas de apps da Samsung, Toshiba e LG, fica claro, após testar as três televisões inteligentes, que a Samsung está ganhando em termos de desempenho e facilidade de uso. Aprovamos!

Televisão: TV 3D sem óculos da Toshiba

AmpliarTV 3D sem óculos da Toshiba (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Já havíamos testado o protótipo da TV 3D sem óculos da Toshiba durante a CES, no começo do ano e, na época, não nos surpreendemos. Finalizado, o modelo ZL2-Series, que parece ter chegado para radicalizar o mundo das três dimensões, encanta por seu efeito suave de profundidade de imagem.

Sem figuras saltando da tela, o 3D passivo capricha em um efeito menos forçado, que dá a impressão de se estar entrando na cena, a partir da manipulação da profundidade.

Para quem usa óculos ou se incomoda com os óculos 3D, o novo modelo da Toshiba pode ser uma excelente escolha. Pioneira no 3D sem óculos, a Toshiba coloca no preço todos os custos de pesquisa para alcançar tal tecnologia: o ZL2-Series sai por 8 mil euros. Apesar do preço salgado – e não esperávamos por nada muito mais barato que isso –, a tecnologia da Toshiba é fantástica e a versão final do 3D sem óculos é encantadora. Mas, como já foi dito, não espere ver figuras saltando da tela.

Eletrodoméstico: geladeira inteligente da Samsung

AmpliarGeladeira inteligente da Samsung. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Fazer as compras do mês sem sair da frente da geladeira sempre pareceu algo meio Jetsons. Aliás, parecia. A geladeira inteligente da Samsung, apresentada na IFA 2011, é de cair o queixo. Com uma espécie de tablet com touchscreen acoplada à porta, o usuário consegue acessar lojas online de supermercados e comprar tudo o que precisa em apenas alguns minutos.

Além das compras, é possível ainda acessar aplicativos como livros de receita, rádios online e redes sociais. A geladeira também pode ser sincronizada com um gadget Android, que é avisado sempre quando há algum problema – uma porta mal fechada, por exemplo.

A geladeira é um verdadeiro sonho de consumo e só poderia ficar melhor se ela conseguisse, por si só, dizer o que está faltando. Mas deixemos isso para a IFA do ano que vem.

Entretenimento: Sony PSP Vita

AmpliarSony PS Vita (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O PS Vita, sucessor do PSP chegou com tudo à IFA 2011. O gadget, levíssimo e fácil de ser carregado, traz uma tela de 5” sensível ao toque, controles analógicos e um touchpad na parte traseira. Em suma, controles perfeitos para qualquer tipo de jogo.

A integração dos games ao console portátil é fantástica. No jogo Little Deviants, por exemplo, passar o dedo no touchpad traseiro fazia com que ondas aparecessem na tela, dando a sensação de estar mexendo na própria tela. A tela sensível ao toque responde muito bem aos comandos e o acelerômetro é bastante preciso.

Os poucos minutos que ficamos com o PS Vita em mãos foram mais do que suficientes para provar que a qualidade e a diversão de um console podem sim caber na mochila e serem levadas de um canto a outro sem problemas.

.....

A IFA 2011 terminou com grandes lançamentos e novas tecnologias que, muito provavelmente, irão ditar os próximos meses da indústria de eletrônicos. Tablets, Phoneblets e 3D sem óculos provavelmente serão algumas das tendências a serem mantidas para a CES, em janeiro.

Para você, qual foi o melhor gadget da IFA 2011?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.