TV 3D da Toshiba não precisa de óculos especiais e custa 8 mil euros

1 min de leitura
Imagem de: TV 3D da Toshiba não precisa de óculos especiais e custa 8 mil euros

Ampliar"Dê adeus aos óculos" é o tema da Toshiba na IFA 2011. (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Enquanto LG, Samsung e as principais fabricantes de TV investem em óculos 3D mais leves e confortáveis, a Toshiba resolveu radicalizar. A empresa apresentou na IFA 2011 o primeiro televisor 3D do mundo que pode ser visualizado sem o uso de óculos especiais.

A TV 3D de 55" já havia sido apresentada durante a CES 2011, em Las Vegas, e não impressionou muito a equipe do Tecmundo.  Na IFA 2011, corremos testar a versão final do gadget e a surpresa foi positiva.

No 3D passivo, as figuras não saltam da tela e a terceira dimensão não é tão evidente, porém, a imagem tem sua profundidade acentuada, dando um efeito suave, mas muito legal. Durante os poucos minutos de teste, foi mostrado um trecho de filme, um desenho animado e uma animação mais realista. Nos três casos, o 3D funcionou muito bem e sem que ficasse algo forçado.

Sem óculos, sem dor de cabeça

Para quem, assim como eu, usa óculos, ter uma TV 3D que não precisa de óculos especiais é uma ótima alternativa. Afinal, óculos em cima de óculos nunca dá certo. Além disso, se você costuma se sentir desconfortável depois de assistir a conteúdos 3D, a suave terceira dimensão da Toshiba também pode ser uma boa opção - força-se muito menos os olhos.

(Fonte da imagem: Divulgação/Toshiba)

No fim das contas, o 3D sem óculos da Toshiba teve uma grande evolução da CES 2011 para cá. A imagem não é perfeita e os efeitos são limitados, mas mesmo assim, agradou aos visitantes da IFA 2011 e provou que os incômodos óculos 3D podem ser superados.

Como funciona

A tecnologia que permite enxergar o 3D sem óculos envolve uma camada de pequenas lentes que direcionam a imagem na direção de quem está assistindo com uma pequena diferença de imagem para cada um dos olhos - a breve diferença entre as imagens é o que forma o 3D. O ponto de visualização do 3D pode ser visto de nove diferentes posições, detectadas com a ajuda de uma câmer. Além das generosas 55", o modelo conta com uma resolução "quad-HD" de 3,840 x 2,160 pixels.

A Toshiba ZL2 é fantástica e será lançada no mercado europeu até o final do ano. O preço acompanha a tecnologia de ponta empregada: 8 mil euros (algo em torno de 18 mil reais).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.