Dica do XP: restaure ícones removidos da Área de Trabalho

1 min de leitura
Imagem de: Dica do XP: restaure ícones removidos da Área de Trabalho

Em algumas das muitas manutenções periódicas que realizou em seu computador, você já deve ter feito uma limpeza na Área de Trabalho. Além de eliminar objetos inúteis, você pode fazer uso da ferramenta que o próprio Windows oferece a para deixar seu desktop mais organizado.

O problema é que em alguns casos essa organização é eficiente até demais e apaga atalhos realmente necessários. Se você tentou acessar sua Lixeira, Meu Computador e Meus Documentos ,e não os encontrou sabe bem como é a sensação de “e agora, onde é que está?”.

Se isso aconteceu com você, não se desespere. A ocultação desses ícones não é nada de outro mundo e pode ser facilmente restaurada com apenas alguns cliques. Saiba como com este tutorial do portal Baixaki.

Clicou, voltou

Como você já deve ter percebido, os atalhos para Lixeira, Meu Computador e Meus Documentos são um pouco diferentes daqueles utilizados por programas e demais arquivos. Por serem elementos nativos do sistema, seu funcionamento é um pouco diferenciado, o que pode gerar confusão quando eliminados.

Passo 1

Caso você tenha eliminado algum desses ícones e queira restaurá-los, clique com o botão direito do mouse na Área de Trabalho e selecione a opção “Propriedades”. Uma nova janela é aberta, então selecione a aba “Área de Trabalho”.

Essa tela é bastante conhecida de muitos usuários do Windows XP, já que é a mesma utilizada para a troca do papel de parede. Logo abaixo da lista de wallpapers há o botão “Personalizar Área de Trabalho”. Ao clicar nele, outra janela é aberta.

Passo 2

Perceba que nesta área, além dos conhecidos ícones, existe uma pequena lista um pouco mais acima. Os itens marcados são aqueles que devem permanecer em sua Área de Trabalho, portanto basta selecionar quais você deseja inserir ou retirar. Então é só clicar em "OK" nesta e na janela anterior para que as mudanças sejam ativadas.

Agora é com você! Esta dica foi útil? Já apagou algum atalho e não soube como restaurá-lo? Conte o que aconteceu nos comentários!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.