Tudo sobre gelo seco [Iberê]

1 min de leitura
Imagem de: Tudo sobre gelo seco [Iberê]

Depois de aprender a fazer gelo seco com um extintor, é hora de aprender um pouco mais sobre essa substância. Você sabe como ela funciona ou quais experiências pode fazer em casa para tirar proveito dela? O vídeo de hoje do Iberê vai ensinar você a se tornar um especialista no assunto.

Materiais necessários

  • Chá de repolho roxo;
  • 2 copos;
  • Gelo seco.

Como fazer

(Fonte da imagem: Iberê / Reprodução)

O repolho roxo é um indicador ácido-base. Se acrescentarmos uma substância ácida, o líquido tende a ganhar uma coloração avermelhada. Já em contato com uma substância básica, a coloração tende para o verde ou amarelo. Na experiência que vamos fazer, encha os dois copos com chá de repolho e acrescente o gelo seco em um deles.

.....

O que é o gelo seco?

Gelo seco nada mais é do que gás carbônico congelado, bastante comum em nosso planeta. Quando na forma sólida, o gás carbônico tem como característica o fato de passar diretamente do estado sólido para o gasoso, em um processo conhecido como sublimação.

O gelo seco é feito com gás carbônico comprimido, a uma temperatura de -70° C. Por isso, nada de  deixá-lo encostado em sua mão por muito tempo, senão você pode se machucar. Além disso, não é possível guardá-lo em uma geladeira comum, já que elas funcionam a uma temperatura média de -10°C. A melhor maneira de mantê-lo por mais tempo é deixá-lo dentro de um isopor térmico, embrulhado com um jornal.

Onde comprar gelo seco?

Quase todas as sorveterias usam gelo seco para manter seus produtos sempre congelados. Caso elas não possam vender um pouco para você, certamente os estabelecimentos saberão dizer onde você pode adquirir a substância. O custo médio é de R$ 8 o quilo.

Por que o gelo seco faz bolhas ao ser colocado na água?

Não há nenhum tipo de reação química nesse processo. A diferença é que a água tem uma capacidade térmica maior do que o ar, o que significa que o gelo seco esquenta muito mais na água do que em temperatura ambiente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.