O violeta que desaparece [Iberê]

1 min de leitura
Imagem de: O violeta que desaparece [Iberê]

Depois de aprendermos a criar um líquido fluorescente, chegou a hora de descobrir como transformar uma substância da cor violeta em um líquido transparente. A experiência “O violeta que desaparece” é a atração desta vez no canal do Iberê aqui no Tecmundo.

É importante ressaltar que nesse experimento utilizaremos uma pílula de permanganato de potássio, substância que não pode ser ingerida de forma alguma.

Materiais necessários

  • Água;
  • Vinagre incolor;
  • Água oxigenada de 10 volumes;
  • 3 copos;
  • 1 pílula de permanganato de potássio.

Como fazer

Para começar, coloque a água, o vinagre incolor e a água oxigenada de 10 volumes cada um em um dos três copos que você separou. A quantidade de água utilizada deve ser o dobro da dos outros ingredientes. Um exemplo: se utilizar 40 mL de água, use apenas 20 mL de água oxigenada e 20 mL de vinagre.

Em seguida, dissolva o comprimido de permanganato de potássio dentro da água e mexa até que o líquido fique violeta e o comprimido desapareça por completo. Depois, despeje o vinagre dentro do copo com a água e mexa bem. Por fim, adicione a água oxigenada e mexa a mistura com uma colher. A cor violeta, aos poucos, vai deixar de existir, dando lugar a um líquido transparente.

.....

Ao entrar em contato com a água, o permanganato de potássio se dissocia e forma os íons de potássio e permanganato. O primeiro é positivo e o segundo é negativo. Na hora em que o permanganato se mistura com o vinagre e com a água oxigenada, ele perde um oxigênio e vira um íon manganês, que é completamente transparente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.