Microscópio caseiro com laser e seringa [Iberê]

1 min de leitura
Imagem de: Microscópio caseiro com laser e seringa [Iberê]

Gostaria de saber como está a pureza (ou impureza) da água que você bebe? Um microscópio seria o melhor a ser utilizado, mas se você não tem um desses em casa, não precisa se desanimar. Iberê Thenório decidiu criar um vídeo para ensinar você a criar seu próprio microscópio, utilizando materiais baratos que você pode encontrar facilmente.

Materiais utilizados

  • Seringa;
  • Água;
  • Caneta laser.

Como fazer

Você vai precisar de um pouco de água (é importante que a água não seja tratada, para que os resultados consigam ser melhor percebidos). Depois de conseguir o líquido, coloque-o em uma seringa. Pressione o item vagarosamente, fazendo com que apenas uma gota fique para fora, mas tomando cuidado para que ela não pingue.

O passo seguinte envolve um pouco de calma. Você precisa encontrar um apoio para deixar a seringa parada com a gota de água “pendurada”. Agora, é só mirar a caneta laser em direção à gota e projetar a ampliação na parede. Você poderá ver os resultados de uma maneira muito legal – e muito maiores do que aconteceria em um microscópio comum.

.....

Para garantir melhores resultados, é recomendado utilizar um laser de cor verde, que geralmente oferece maior potência do que apontadores vermelhos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.