O líquido que quer ser sólido [Iberê]

1 min de leitura
Imagem de: O líquido que quer ser sólido [Iberê]

Se você assiste a “The Big Bang Theory”, vai reconhecer o fluido não newtoniano. Trata-se de uma substância muito interessante, que pode ser líquida e sólida ao mesmo tempo, sem depender da temperatura que estiver sendo aplicada sobre ela. Quer saber como fazer isso? Então siga os passos mostrados por Iberê Thenório neste vídeo.

Materiais necessários

  • Amido de milho;
  • Água;
  • Corante (não é obrigatório).

Como fazer

Em um recipiente grande, despeje uma boa quantidade de amido de milho. Despeje água e mexa a mistura lentamente – e por um bom tempo. À medida que você vai mexendo a substância, percebe que ela vai ficando mais pesada, tornando um pouco difícil continuar o processo.

Se isso acontecer, significa que seu experimento está dando certo, porque o “líquido que quer ser sólido” (ou fluido não newtoniano) funciona assim mesmo. Quanto mais força estiver sendo exercida sobre ele, mais próximo do estado sólido ele fica. Em repouso, a mistura fica completamente líquida.

.....

E você, vai fazer isso na sua casa? Em pouco minutos, é possível montar um verdadeiro fluido não newtoniano para impressionar a todos. Certamente, a experiência é incrível e vai fazer com que seus amigos se divirtam.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.