Granada de bicarbonato de sódio com vinagre [Iberê]

Divirta seus amigos com uma granada fácil de ser feita e que não oferece riscos à saúde de ninguém.
  • Visualizações30.189 visualizações
Por Renan Hamann em 29 de Novembro de 2011

Você já aprendeu a fazer revólveres e agora vai aprender a criar granadas. Calma, o Tecmundo não está incentivando a violência, são apenas as incríveis experiências de Iberê Thenório. Neste vídeo, ele nos ensina a criar pequenas bombas com tubos plásticos e vinagre. Os materiais podem ser encontrados aí mesmo, na sua casa.

Materiais necessários

  • Tubo de filme de máquina fotográfica
  • Tampa de garrafa de álcool
  • Vinagre
  • Bicarbonato de sódio

Como fazer

Dentro do tubo de filme de máquina fotográfica (ou qualquer outro pote parecido, que conte com tampa de encaixar – não pode ser de rosquear), coloque vinagre suficiente para encher até a metade. Depois, aplique uma colher de bicarbonato de sódio dentro da tampinha de álcool (que ainda está fora do tubo).

Granada de bicarbonato de sódio com vinagre [Iberê]

Por fim, coloque a tampa de álcool com bicarbonato dentro do tubo, fazendo com que ela boie no vinagre. Na hora em que quiser que a granada entre em ação, basta virar o tubinho, deixando-o de ponta-cabeça.

Por que isso acontece?

O bicarbonato de sódio, ao entrar em contato com o vinagre, realiza uma liberação de gás carbônico. Por não tem para onde se expandir, o gás força o potinho a se abrir, causando a impressão de que ele está explodindo.

.....

A parte mais legal desta granada é o fato de ela não oferecer riscos para ninguém. Como Iberê Thenório mostra no vídeo, a força com que o material é disparado não é suficiente para machucar. Mesmo assim, você deve tomar cuidado para que o tubinho e o vinagre não acertem seus olhos.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!