É disso que o polvo gosta! Conheça o melhor comentarista da web brasileira

3 min de leitura
Imagem de: É disso que o polvo gosta! Conheça o melhor comentarista da web brasileira
Imagem: Tea Party Network

As seções de comentário em sites e portais são uma espécie de submundo da internet, capazes de abrigar tanto textos longuíssimos – e profundos – analisando uma matéria ou mensagens com teores extremamente ofensivos. Alguns internautas, porém, parecem enxergar o ato de comentar como uma arte a ser refinada e se tornam verdadeiras fontes de pérolas da web. O destaque do momento é ninguém menos que Francisco Jose Espinola, considerado por muitos o melhor comentarista do Brasil.

Se você não costuma rolar para baixo depois de terminar de ler uma notícia ou é adepto de filosofias como do perfil Don't Read Comments (Não Leia os Comentários) no Twitter, as chances são de que esse nome não signifique para você. Porém, para quem – digamos – manja dos paranauês, esse homem pode ser considerado um verdadeiro mito da internet brasileira, capaz de fazer trocadilhos geniais e chama mais atenção para suas postagens do que para o assunto abordado originalmente.

Frequentador do grupo “Anão vestido de palhaço” no Facebook – comunidade originada no Orkut e focada em notícias bizarras –, Francisco é certeiro ao fazer piada com os mais variados temas e coletar centenas de curtidas no processo. Os integrantes da página costumam aguardar apreensivos pelas contribuições do internauta, vibrando quando ele finalmente dá o ar da sua graça. A recepção alta à brincadeira fez com que ele criasse até uma fanpage para eternizar suas melhores performances, a “Grandes Comentários da Internet”.

Não há “pré-sal” para fazer humor!

Quem acompanha as façanhas dele no campo da zoeira, porém, não imagina que a atividade é apenas um hobby que deu continuidade a uma mania de infância. No mundo real, o sergipano, de 45 anos, trabalha como engenheiro de petróleo na Petrobras e só encarna o comentador em seu tempo livre. A explicação para que ele esteja mais ativo em determinados períodos, por exemplo, não se dá por conta de um cronograma humorístico, mas sim de sua jornada profissional: ele passa 14 dias em uma plataforma de petróleo, seguidos de 21 de descanso.

De acordo com o UOL, que entrevistou Francisco nesta quinta-feira (4), ele usa as possibilidades dos comentários para exercitar sua criatividade. À reportagem, ele confessou ainda que, ao ler matérias inusitadas – como “Bispa lança perfume com cheiro de Jesus” –, tenta pensar em ideias relacionadas ao seu título. “Não tenho muito método, é mais instintivo mesmo”, analisou, comentando ainda que procura ter cuidado na empreitada, já que há sempre o perigo de ofender alguém, dependendo do teor da piada.

"Mac cara de feliz pensando nos próximos comentários!"

Apesar do sucesso massivo – que fez até com que ele fosse convidado para gravar um programa na televisão –, o engenheiro, que se diz ser “um cara de exatas”, descarta investir de vez nessa área de humor, preferindo até que a brincadeira não afete sua vida profissional. Mesmo fazendo o tipo humildão, é inegável que Francisco é um verdadeiro fenômeno como comentarista de internet – uma profissão que, se possível, deveria ser legalizada – e foi o autor de alguns dos trocadilhos mais hilários da grande rede mundial. Confira algumas das melhores:

1) Mentalidade aguçada

2) Sujeira mesmo

3) Alinhado com a política

4) C-c-c-combo!

5) Simplesmente o melhor

--

Com a velocidade com que as coisas acontecem na internet, até quando será que o sucesso e os trocadilhos de Francisco vão ter apoio dos internautas? Vale lembra que, diferentemente de muitos memes da semana e páginas com sucesso meteórico, o desempenho do engenheiro se mantém alto e ele acaba conquistando novo fãs a cada dia. Será que você é capaz de fazer uma piada à altura do mito? Contribua na seção de comentário!

Qual seria a melhor postagem do mito dos comentários da internet? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.