Como o Baixaki trollou a internet com uma imagem do Windows 8

2 min de leitura
Imagem de: Como o Baixaki trollou a internet com uma imagem do Windows 8

Trinta e um de março de 2009. A equipe de redação do Baixaki preparava alguns artigos para inserir nos dias seguintes. Entre tantas pautas, havia uma para um dos redatores escrever sobre o Windows 8. O escolhido para redigir a matéria foi Igor Pankiewicz, o qual nomeou o texto como "Conheça o Windows 8".

A matéria não tinha nada de concreto, afinal, o Windows 7 dava os primeiros passos. No entanto, o propósito do artigo era puramente de diversão, pois seria o grande destaque do dia 1º de abril, o famoso Dia da Mentira. Assim, nosso redator elaborou uma enorme lorota para convencer vocês, caros leitores, de que o oitavo sistema da Microsoft seria completamente revolucionário (e ele realmente é, mas naquela época era tudo incerto).

(Créditos da imagem: Fábio Jordan)

Apesar de o português ter ficado bonito e as especificações serem convincentes, o artigo carecia de imagens que dessem a impressão de que havíamos obtidos informações concretas. Então, em questão de uma hora e meia, eu, Fábio Jordão, elaborei uma imagem (exibida acima) para ilustrar o artigo. Em rápidas discussões, criamos o slogan “Touch the Future”, insinuando que o sistema seria para dispositivos sensíveis ao toque (tablets e smartphones).

Resultados iniciais

O artigo teve muitos acessos e comentários. Apesar de declararmos explicitamente que o texto era de brincadeira, muitas pessoas acreditaram no que leram. Outros, no entanto, ficaram um pouco irritados com a mentira, mas depois compreenderam que nossa equipe gosta de brincar com os assuntos de tecnologia.

Não demorou nada para que alguns blogs replicassem nosso artigo. A história começou a se propagar e muitas pessoas já comentavam com amigos sobre o Windows 8, sem a Microsoft dizer uma única palavra sobre o futuro sistema.

Sistema operacional falso com imagem do Baixaki

Mais de um ano se passou e finalmente a mentira deixou de se propagar. No entanto, a imagem e o slogan continuaram o passeio pela web. Alguns usuários chegaram até a criar sistemas operacionais falsos (que eram baseados no Windows 7 ou no Windows Vista, mas sempre com enormes modificações no visual), os quais aproveitavam a imagem do Baixaki como tela de boot.

(Fonte da imagem: Reprodução/Forum PCArena.pl)

Diversas postagens em fóruns, em blogs e até em alguns sites relatavam que a Microsoft havia deixado versões de testes vazarem. Ocorre que, em 2010, a Microsoft já havia disponibilizado um sistema bem rudimentar que sucederia ao Windows 7, entretanto, nenhuma das versões que se espalhavam na internet era de autoria da fabricante.

Sites internacionais usam e abusam da imagem e do slogan

Agora, dois anos depois da lorota, nossa imagem ganhou destaque internacional. Com o surgimento de informações oficiais sobre o Windows 8, eventos da Microsoft e a recente liberação da versão Developer Preview, o slogan e a imagem do Baixaki viajaram o mundo. Sites árabes, americanos, brasileiros e de diversos outros países usaram e abusaram da nossa criatividade.

Abaixo você confere alguns portais (com respectivos links) que ilustram os artigos sobre o Windows 8 com nossa imagem.

Mentira convincente que engana muita gente

Depois de nossa brincadeira sobre o Windows 8, continuamos a fazer artigos de caráter humorístico no dia 1º de Abril. Claro, nenhum ganhou tanto destaque como o que foi lançado em 2009, mas ao menos divertimos muitas pessoas. Decidimos compartilhar essa história, para mostrar o que uma mentira pode fazer na web e para alertar de que nem sempre podemos confiar em qualquer conteúdo. Você imaginou que a imagem era falsa? Deixe um comentário.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.