A zoeira BR não tem limites na página do Android WebView na Google Play

3 min de leitura
Imagem de: A zoeira BR não tem limites na página do Android WebView na Google Play

Qualquer usuário mais curioso a respeito do seu celular deve ter percebido que, desde que o Android 5.0 foi lançado oficialmente no mercado – em novembro de 2014 –, um certo aplicativo “misterioso” apareceu na plataforma: o WebView do sistema Android (ou Android WebView, em inglês). Como o app não tem uma funcionalidade clara e só pode ser atualizado – ou seja, não tem como ser removido do sistema operacional –, é claro que ele começou a despertar a curiosidade dos internautas.

Calma, não se trata de nenhum trojan, exploit, malware ou qualquer outro tipo de mandinga maliciosa que se apossou do seu smartphone, realmente se trata de uma ferramenta nativa do sistema mobile da Google. A principal funcionalidade do recurso WebView é permitir que aplicativos de terceiros possam abrir endereços na internet em seu próprio ambiente. Sabe quando você está no aplicativo do Facebook é clica em um link externo? É o WebView quem permite que esse conteúdo seja exibido em uma janela integrada e não em um browser.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A vida seria bem mais difícil sem o WebView

Essa aura de dúvida a respeito da funcionalidade, porém, se tornou um prato cheio para que uma galera fosse à Google Play para entender que raios era esse programa que não podia ser iniciado ou desinstalado. Nosso leitor Matheus Stefano foi uma dessas pessoas a dar uma conferida na loja virtual da Google depois da atualização mais recente do WebView. Chegando por lá, em vez de encontrar mais esclarecimentos ou dúvidas sinceras dos internautas, ele acabou se deparando com a mais tradicional zoeira verde e amarela.

“Estão todos avaliando o app com 5 estrelas e dizendo que é o melhor app do mundo, mas, na verdade, estão brincando com a utilidade dele”, escreveu Matheus em sua mensagem para o TecMundo. É claro que corremos no site para conferir o nível da brincadeira e, bem, a parada é simplesmente uma mina de ouro quando o assunto são comentários hilários a respeito das supostas utilidades milagrosas do WebView do sistema Android. Separamos algumas das melhores resenhas dos usuários e você pode conferir a parada logo abaixo:

Muda de modelo, muda de faixa de preço, muda até mesmo de sistema operacional. O que não muda? A tradição esmagadora de mandar cinco estrelas nesse belo programa!

Recurso tecnológicos não faltam, mas esse negócio de entender se comunicar com os gatos pode ser a porta de entrada para os felinos dominarem mundo

A dúvida que não quer calar nesse review tão maravilhoso e apetitoso: posso trocar a laranja por uma carambola?

Achei ofensivo, apaga!

O que essas três coisas têm em comum? Não sei, mas é praticamente certeza que muita gente vai se interessar por pelo menos um desses temas (tadinho do Baidu, gente!)

A vida delas ficou melhor e elas não precisam invadir o pote ou roubar o açúcar ficou ainda mais fácil pra essa turma? Explique-se, moça!

Só vim para ver a zoeira! Por favor, continuem

A voz da razão, mas... Por que só quatro estrelas, cara?

--

Com isso, fica provado mais uma vez que o brasileiro consegue fazer piada com praticamente qualquer coisa na internet – e de forma completamente espontânea. E aí, será que a Google curtiu a brincadeira e as notas altas dadas pelos trolls ou eles preferem que a página de uma ferramenta tão importante fique um pouco menos zoada?

Sério, falar com os gatos não é uma boa ideia!

Bem, seja como for, a experiência deve ser bem estranha para qualquer desavisado que cair de paraquedas no site, já que os comentários podem criar uma expectativa no mínimo equivocada sobre a real função do app. Já pensou se um update futuro do WebView trouxer pelo menos parte dos recursos citados pelos camaradas? Nós votamos no bolo de laranja!

Sugestão do leitor: Matheus Stefano

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.