5G: Huawei alcança 3,6 Gbps em teste com nova tecnologia de dados móveis

1 min de leitura
Imagem de: 5G: Huawei alcança 3,6 Gbps em teste com nova tecnologia de dados móveis

Apesar de muitas pessoas ainda não acessarem internet via 4G nos smartphones, a tecnologia 5G está dobrando a esquina. A Huawei, ao lado da NTT DOCOMO, maior operadora do Japão, já está realizando testes de acesso a rádio 5G em larga escala. De acordo com a empresa, também já foi alcançado o pico de velocidade de 3,6 Gbps por meio da tecnologia.

O experimento, a transferência de um vídeo, foi realizado via a tecnologia multiusuário MIMO (MU-MIMO). Ela conecta 24 dispositivos simultaneamente e trabalha na frequência de banda sub-6 GHz. Normalmente, este tipo de tecnologia tem uma capacidade média de 1,34 Gbps. Contudo, o pico de 3,6 Gpbs foi alcançado em um canal de ultra banda larga de 100 MHz.

"Este é um marco extremamente importante, já que a indústria trabalha para comercializar a 5G até 2020. A colaboração da Huawei foi essencial para essa realização e esperamos que os resultados sejam ainda mais expressivos quando passarmos para próxima fase de testes da rede no Japão", comentou Takehiro Nakamura, vice-presidente e diretor geral do laboratório 5G da NTT DOCOMO.

O mercado se prepara para lançar a 5G até 2020, segundo Takehiro. Porém, a Huawei quer se antecipar e trazer as redes piloto já em 2018. Para isso, a empresa acredita que é necessário integrar e testar tecnologias como a MU-MIMO, a F-OFDM e a SCMA.

"A Huawei está comprometida em desenvolver padrões para a 5G até 2018 e lançar comercialmente em 2020. Resultados como este mostram que estamos fazendo um rápido progresso. Estamos confiantes de que o que aprendemos aqui vai refletir em avanços tecnológicos ainda mais inovadores que irão impactar na rede 5G ao redor do mundo", afirma Wen Tong, CTO de redes wireless da Huawei.

Você já está na expectativa da tecnologia de dados 5G? Comente no Fórum do TecMundo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.