W3C finaliza especificações do HTML5

1 min de leitura
Imagem de: W3C finaliza especificações do HTML5


O W3C (Consórcio da Rede Mundial) anunciou hoje que a saga de três anos para concluir as especificações para o HTML5 chegou ao fim. Desse modo, agora já se sabe tudo que a linguagem necessita para se tornar uma plataforma open-web padrão.

Apesar disso, no entanto, ainda há alguns pontos em aberto na linguagem que devem ser definidos até 2014, data limite para a sua finalização. Até lá, empresas e desenvolvedores trabalham em aplicativos para testar a interoperabilidade e desempenho das especificações selecionadas. Ou seja, os navegadores precisam competir com as funções presentes nos aplicativos criados pelas empresas.

Com isso, é possível imaginar o fim (ou pelo menos uma redução) da distância entre a web e aplicativos nativos em dispositivos móveis. Basta lembrar que muitas companhias grandes, como o Facebook, abriram mão do HTML5 e criaram aplicativos próprios. Apesar de isso parecer uma contradição.

Em aberto

A maior questão a respeito do HTML5 que permanece em aberto é a respeito da tag video, uma vez que o W3C ainda não decidiu qual codec adotar. Por enquanto, a Apple e a Microsoft apoiam a utilização do padrão H.264, enquanto Google e Mozilla pedem a adoção do VP8.

Como o W3C apresenta uma política de adoção de apenas tecnologias livres de royalties, é provável que o padrão adotado seja realmente o H.264, uma vez que ele já está mais disseminado e por conta de alguns problemas envolvendo patentes presentes no VP8.

Ainda assim, a organização ainda encoraja a competição para o desenvolvimento de um codec livre e que esteja dentro de todas as especificações definidas pelo W3C (como a possibilidade de realizar conversas de voz e vídeo à Skype diretamente pelos navegadores).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.