Você sabia que a DreamWorks utiliza a infraestrutura de TI da HP?

2 min de leitura
Imagem de: Você sabia que a DreamWorks utiliza a infraestrutura de TI da HP?

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Ao pensar em um filme que pode agradar simultaneamente a pais e filhos, logo surge em nossa mente as belas obras cinematográficas da DreamWorks Animation, um dos maiores estúdios de animação do mundo.

O nome DreamWorks pode não parecer familiar, mas com certeza você já deve ter visto algumas de suas franquias de sucesso, como “Shrek”, “Madagascar”, “Kung Fu Panda” e “Como treinar o seu Dragão”.

Para dar continuidade ao aprimoramento das animações e agilizar a vida das mentes criativas responsáveis pelas obras, a empresa estadunidense precisou da ajuda de uma grande companhia de tecnologia: a HP.

HP World Tour 2014 e DreamWorks

A convite da HP para o seu evento “World Tour 2014” que acontece anualmente em diferentes lugares do mundo, o Tecmundo teve a oportunidade de ficar cara a cara com Kate Swanborg, chefe de tecnologia, comunicações e alianças estratégicas da DreamWorks Animation.

Além da presença ilustre de Kate, grandes nomes da HP ofereceram valiosas palestras que contaram com Luciano Corsini, presidente da HP Brasil, e Claudio Raupp, vice-presidente de inteligência de TI.

Na coletiva de Kate Swanborg, a norte-americana revelou que a parceria com a HP começou em 2001 e que o trabalho em conjunto foi essencial para o desenvolvimento dos mais de 25 filmes lançados pela companhia.

Segundo ela, a DreamWorks possui “um servidor privado criado pela HP para agilizar todos os trabalhos, fazendo com que funcionários de todos os três estúdios dos Estados Unidos consigam acessar os arquivos. Todos os filmes são trabalhados em conjunto, ou seja, não existe um filme para cada estúdio”.

A animação começa com milhões de arquivos

Para suportar os mais de 5 milhões de arquivos que fazem parte das adoráveis animações, a HP forneceu alguns servidores de armazenamento que juntos oferecem uma capacidade de 2 PB (igual a um quatrilhão de bytes) – não pense que foi fácil fazer o cofrinho verde do Shrek, viu?

Ao todo, a DreamWorks está trabalhando em dez filmes simultaneamente e pretende manter a média de três lançamentos por ano. Se a demanda do mercado exigir que algum filme seja lançado antes do prazo, a HP vai fornecer servidores e o suporte necessário para fazer com que isso aconteça.

(Fonte da imagem: Divulgação/DreamWorks)

De acordo com Kate, durante o processo de desenvolvimento de um filme, a DreamWorks serve como um “laboratório de testes” no qual a HP experimenta as suas novidades referentes a big data e cloud storage. De acordo com ela, os responsáveis pelos longas “não têm tempo para testar algo que não funciona e, por esse motivo, a companhia confia tanto na HP – ela sempre proporciona recursos inovadores que funcionam muito bem”.

Já que a DreamWorks gosta de seguir à risca os três lançamentos do ano, a sequência de “Como Treinar o seu Dragão” já está a caminho e deve chegar no dia 19 de junho deste ano. Para deixá-lo ainda mais ansioso, fique sabendo que a longa-metragem vai demonstrar o verdadeiro potencial de algumas novas ferramentas da empresa. Vamos aguardar.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.