HP DeskJet 3776: menor multifuncional jato de tinta do mundo chega ao país

3 min de leitura
Imagem de: HP DeskJet 3776: menor multifuncional jato de tinta do mundo chega ao país
Imagem: TecMundo/Marcelo Rodrigues

Na manhã desta quinta-feira (15), a HP mostrou mais uma vez que anda trabalhando duro para diversificar ainda mais os seus produtos voltados para o consumidor final e que o segmento de impressoras ainda tem espaço de sobra para novidades. Em um evento realizado em São Paulo, o braço tupiniquim da HP Inc. anunciou a chegada de sua mais nova empreitada: a DeskJet Ink Advantage 3776, a menor multifuncional do mundo, desenvolvida especialmente para uma geração que respira tecnologia e conectividade.

Depois de anunciar a compra da divisão de impressoras da Samsung, visando a uma participação mais robusta no lucrativo setor dos equipamentos profissionais A3, a HP parece ter mirado a outra ponta do mercado com esse novo lançamento global. Atingir todos os tipos de público e oferecer produtos específicos para cada necessidade dos clientes, aliás, já é uma estratégia tradicional da marca, que, agora, busca uma conexão mais próxima aos millennials – um grupo com hábitos e exigências muito específicos.

A HP fez certo mistério antes de revelar sua nova multifuncional

Essa ampliação do público e a busca por inovação, porém, não são estranhos para a companhia, afirma Luís Esteter, diretor LATAM da HP Inc. Na abertura do encontro, antes de apresentar o novo produto, o executivo explicou que a empresa procura se reinventar a cada momento e que a inovação faz parte de seu DNA. “Há uma busca contínua em oferecer boas experiências para os consumidores”, comentou. Assim, não é de se espantar que a marca tenha investido em um conceito mais “disruptivo” nesse projeto mais recente.

Conexão total

Depois de falar sobre toda a parte conceitual que envolve um lançamento como esses – como a busca por eternizar momentos ou “materializar os sonhos das pessoas” –, o gerente de produtos Marcelo Bonassi finalmente apresentou a HP 3776. O equipamento – que está sendo lançado de forma quase simultânea no Brasil e no restante do mundo – faz parte da família all-in-one (AiO) da casa, oferecendo recursos de impressão, cópia e escaneamento. Tudo isso com apenas metade do volume e do tamanho de outros modelos do segmento.

Para Bonassi, o dispositivo é uma evolução natural dos produtos que a HP fabrica desde as primeiras DeskJets. Assim como as impressoras da linha foram colecionando cada vez mais recursos e se tornando mais competitivas, essa “minimultifuncional” jato de tinta – a estreante da categoria – aposta em elementos como conectividade, sustentabilidade e flexibilidade para se destacar e atrair a galera mais próxima da tecnologia. A blogueira Carol Rocha – mais conhecida como Tchulim – reforçou esses pontos ao falar da sua experiência com o produto.

Tendo que dividir seu tempo entre projetos, trabalhos, vídeos no YouTube e o filho pequeno, a internauta explicou como as funcionalidades da nova multifuncional eliminaram uma série de burocracias do seu dia a dia, seja na hora de imprimir fotos da família ou de criar brincadeiras para seu pequeno. Em um clipe curto, ela mostrou como a união da HP DeskJet 3776 ao app HP All-in-One Remote permite fazer cliques rápidos de um livro infantil com o celular e tratar a imagem no próprio software antes de enviar o material para impressão via WiFi Direct.

Essa integração, aliás, serve para suprir algumas restrições do próprio hardware. Como o scanner tradicional foi substituído por um sistema de Scroll-Scan para que fosse possível reduzir substancialmente o tamanho do aparelho, por exemplo, o smartphone acaba sendo a solução mais adequada para escanear livros ou documentos originais com formato maior que o A4. Além disso, não é preciso se preocupar com longas configurações para fazer a conversa entre os gadgets, já que o aplicativo estabelece automaticamente a ponte entre a dupla.

Separe uns trocados

O modelo tem metade do tamanho da HP DeskJet 3636

De acordo com Esteter, a HP DeskJet 3776 começou a ser distribuída hoje para o varejo de todo o país e já deve estar disponível em boa parte do e-commerce nacional – incluindo a loja virtual da própria fabricante –, com o preço sugerido de R$ 599. Inicialmente, apenas o modelo com detalhes em azul estará disponível para os consumidores, mas, eventualmente, outras cores serão oferecidas, permitindo que o público possa escolher a versão que mais combina com a decoração de sua sala, do quarto ou do escritório.

Uma boa notícia para quem já é usuário de produtos HP e quer apenas atualizar o equipamento – ou diminuir o espaço ocupado na mesa – é que os cartuchos para essa nova multifuncional continuam sendo os de código 664. Segundo o diretor da marca, isso foi feito tanto para que fosse possível aproveitar completamente a base instalada de impressoras quanto para que os consumidores não sintam nenhuma dificuldade em adquirir suprimentos para o produto no futuro.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.