Xô, curioso! Notebooks da HP trazem tela com proteção contra bisbilhoteiros

2 min de leitura
Imagem de: Xô, curioso! Notebooks da HP trazem tela com proteção contra bisbilhoteiros

Você é do tipo que cobre a webcam do notebook com post-it ou fita adesiva para evitar que possíveis invasores tenham acesso ao que acontece no seu ambiente, mas não sabe como evitar que bisbilhoteiros de carne e osso olhem por cima do seu ombro e vejam o que você está fazendo no computador? Ao que parece, a HP que dar uma ajudinha nesse sentido ao soltar uma nova linha de laptops que, ao toque de um botão, ativa um modo de privacidade que torna muito difícil que algum curioso enxergue o material sendo exibido na sua tela.

Chamado de Sure View, o novo recurso – desenvolvido em parceria com a 3M – vai marcar nos modelos EliteBook 1040 e EliteBook 840 da empresa. O funcionamento da brincadeira é relativamente simples: basta pressionar a tecla F2 do equipamento para que o ângulo de visão do display seja drasticamente reduzido. O brilho geral da tela é reduzido e concentrado em um arco que cobre apenas 70 graus da visualização frontal do aparelho. Teoricamente, toda a luz que seria emitida para as laterais do dispositivo é reduzida em até 95%.

Embora ferramentas como essa não sejam exatamente novidade, é a primeira vez em que a tecnologia é completamente incorporada ao produto e pode ser ativada e desativada constantemente – sem nenhum tipo de burocracia. Até então, era preciso comprar uma película extra de proteção e colar sobre a tela do notebook, fazendo com que a redução do brilho fosse mais permanente do que o desejado – sob o custo de ter que arrancar tudo na unha na hora de chamar um colega para assistir àquele vídeo hilário no YouTube.

Espaço para melhorar

Esses são os modelos com o Sure View incorporado

A ideia é que já em setembro as primeiras unidades com o recurso já sejam despachadas no mercado norte-americano, permitindo que usar o notebook nos Starbucks da Terra do Tio Sam seja uma experiência mais tranquila. Vale notar que, embora o Sure View não atrapalhe em nada a sensibilidade das telas sensíveis ao toque – cada vez mais populares e presentes nos laptops –, ele só funciona hoje com display TN, que possuem menor qualidade e fidelidade de cores reduzida quando comparados aos IPS.

Felizmente, a HP já anunciou que está trabalhando para que a tecnologia seja transportada para o segundo tipo de tela, dizendo ainda que, futuramente, a funcionalidade pode ser expandida para sua linha de monitores. Enquanto bancos, empresas de segurança digital e escritórios de contabilidade têm motivos reais para abraçar essa ideia, aqui na redação do TecMundo o recurso ajudaria – e muito – na hora de escrever matéria mais picantes sem incomodar os colegas. Quais são os seus motivos para adotar a ferramenta, hein?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.