Como acessar o Hotmail de forma mais segura?

Agora é possível acessar o serviço de email da Microsoft através do protocolo HTTPS.
  • Visualizações8.110 visualizações
Por Felipe Arruda em 8 de Novembro de 2010

O Hypertext Transfer Protocol Secure, mais conhecido como HTTPS, é uma junção do protocolo HTTP com o SSL/TLS, permitindo que os dados trocados entre a máquina do visitante e o servidor que hospeda o site sejam enviados e recebidos através de uma conexão criptografada. Além disso, também é possível verificar a autenticidade desses sites através de certificados digitais.

A ideia é fornecer um ambiente mais seguro, dificultando a ação de terceiros possam obter as informações trocadas entre as duas máquinas. Por isso, é muito comum em sites de serviços de email ou de compras eletrônicas.

O Hotmail, serviço de correio eletrônico da Microsoft, foi um dos primeiros a surgir na internet. Lançado em 1996, contava com 200 milhões de usuários cadastrados em 2008. Recentemente, o webmail lançou a sua integração com o protocolo HTTPS, possibilitando que os usuários possam verificar suas caixas de entrada de maneira mais segura.

Para habilitar a navegação segura em sua conta do Hotmail, acesse o endereço https://hotmail.com e informe os seus dados de login. Ao efetuar a autenticação, o site exibe a seguinte mensagem:

HTTPS automático na sua conta do hotmail

Para continuar com o ajuste no site do Hotmail, clique no botão “Sempre usar HTTPS (recomendado)”. Na próxima tela, confirme a configuração, selecionando a opção “Usar o HTTPS automaticamente (consulte a observação acima)” e clicando, em seguida, no botão “Salvar”.

Confirme a nova configuração

Note que o HTTPS funcionará apenas quando você acessar o site do Hotmail, mas causará erros no Outlook Hotmail Connector, Windows Live Mail e no aplicativo do Windows Live para Windows Mobile e Nokia.

Se você depende de algum desses serviços, é melhor não habilitar o uso automático de HTTPS. Em vez disso, acesse a conexão HTTPS ao Hotmail sempre que estiver em situações de risco, como ao ver os seus emails em lan houses, computadores públicos ou através de conexões Wi-Fi não seguras. Para isso, basta adicionar manualmente a letra S no campo do protocolo, como em “https://hotmail.com”.

Também é importante lembrar que a opção de HTTPS automático pode não estar disponível para todas as contas cadastradas no Hotmail. Se esse for o seu caso, você será alertado com uma mensagem de erro, destacada em vermelho.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!