Televisão como você nunca viu: a tecnologia a laser vem aí

3 min de leitura
Imagem de: Televisão como você nunca viu: a tecnologia a laser vem aí

Você já teve a oportunidade de conferir aqui no Baixaki, diversos artigos nos quais onde explicamos como funcionam as telas de LCD e de Plasma, bem como as diferenças, pontos positivos e pontos negativos de cada uma delas.

Mas o que talvez você ainda não saiba é que as duas tecnologias, que ainda estão em pleno desenvolvimento no Brasil, talvez não sejam as que irão ocupar um lugar de destaque na sua sala daqui a alguns anos. E o futuro atende pelo nome de Laser TV.

Laser TV, o que vem a ser isso?

Se você imaginou que uma Laser TV é um aparelho que forma as imagens por meio de raios laser, acertou em cheio.  A TV a laser funciona, mais ou menos, como as antigas telas de projeção. A diferença fica por conta do que é projetado e como essa projeção acontece.

A imagem é projetada por três feixes de raios laser (um vermelho, um verde e um azul). Com exceção da vermelha, as luzes azul e verde são obtidas conseguidas por um técnica chamada SHG (second harmonic generation).

TV a Laser terá capacidade de reproduzir até 90% das cores perceptíveis pelo olho humano.

O resultado disso é uma paleta de cores muito mais ampla se comparada com que as TVs atuais conseguem reproduzir. Segundo informações da Mitsubishi, empresa que está à frente no desenvolvimento dos primeiros aparelhos, as TVs de Plasma e LCD reproduzem apenas 40% das cores perceptíveis ao olho humano. Com as TVs a laser esse número pode chegar a impressionantes 90%.

Antes que você pergunte se o laser não pode causar problemas à visão, como, por exemplo, os feixes laser verdes daquelas canetas apontadoras, fique tranquüilo. Os testes indicam que não. No entanto vale aqui uma regra básica, uma vez que os aparelhos disponíveis são de 65 e 73 polegadas, mantenha uma distância segura deles.

Calcular uma distância relativamente segura da televisão é simples: converta o número de polegadas da sua TV para centímetros. Uma polegada equivale a, em média, 2,5 cm. Numa TV de 42 polegadas, por exemplo, o resultado é 105 centímetros.

Agora é só calcular a distância. A ideal é, no caso das TVs Full HD, entre 1,6 e 2,4 vezes a distância. No caso das TVs de 720p de resolução a distância ideal é entre 2,4 e 3,5 vezes o tamanho da tela.

Portanto, no nosso exemplo da TV de 42 polegadas, sua cabeça deve ficar numa distância entre 1,68m e 2,52m da TV, sendo a distância ideal 2,10m.


Vantagens, vantagens e mais vantagens

Além da possibilidade das TVs a Laser exibirem mais do que o dobro das cores se comparada com as tecnologias atuais, outros benefícios vêm vem embutidos no pacote do desenvolvimento do novo produto.

O primeiro deles é o peso. As TVs a Laser podem ser até 50% mais leves do que os produtos já existentes no mercado. Com a diminuição do peso, cai também o custo. Embora no começo a estimativa do valor de um aparelho de 65 polegadas (o menor em fase de testes) seja de US$ 7 mil nos Estados Unidos, a tendência é que quando em pleno desenvolvimento os aparelhos custem bem menos do que os similares em Plasma ou LCD.

Para os que se preocupam com os aspectos ecológicos e econômicos, outra boa notícia. O consumo de uma TV como essa é de apenas 25% dos aparelhos convencionais. Além disso, a expectativa de vida de uma TV a Laser é de 50 mil horas.

Então posso jogar minha TV fora e comprar uma dessas?

É claro que não. A menos que seja um desses milionários excêntricos ou um aficionado por comprar novas tecnologias. A TV a Laser ainda tem um preço proibitivo e o seu menor tamanho (65 polegadas) com certeza não é o mais recomendado para a maioria das residências.

Antes de se impressionar com o tamanho, confira se sua sala

Embora seja virtualmente uma das melhores opções em um curto prazo, ainda há muito que ser testado e incrementado. No Brasil, por exemplo, deveremos ter toda uma geração de LCDs, Plasmas e OLEDs antes que ela se torne popular.

Nos Estados Unidos, a Mitsubishi aos poucos começa a colocar no mercado a Laservue. Não há previsão da sua chegada ao Brasil, mas isso deve acontecer em no máximo dois anos. Segundo o fabricante, o aparelho também será capaz de reproduzir futuras experiências em 3D.

Fique ligado no Baixaki. Pintando novidades sobre o assunto você será o primeiro a saber.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.